Aula sobre O Que E Literatura De Cordel
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente a literatura de cordel aos alunos, explicando sua origem e características. Serão apresentados exemplos de poemas de cordel e os alunos serão convidados a analisar as rimas e métricas presentes.Etapa 2 - Rotação por estações
Estação 1 - Leitura e interpretação de cordéisOs alunos serão divididos em grupos e se dirigirão para a primeira estação. Lá, eles farão a leitura e interpretação de cordéis previamente selecionados. Eles serão orientados a identificar as características da literatura de cordel presentes nos textos e a inferir possíveis valores sociais e culturais presentes nas histórias.
Estação 2 - Criação de cordel
Na segunda estação, os alunos serão orientados a criar um cordel. Eles terão liberdade para escolher o tema e deverão utilizar rimas e métricas adequadas. Fique disponível para auxiliar a turma.
Estação 3 - Xilogravura
Na terceira estação, os alunos serão orientados a criar uma xilogravura. Eles terão acesso aos materiais necessários para fazer a arte. Oriente-os sobre as técnicas de xilogravura e como elas são utilizadas na literatura de cordel. Abaixo, um passo a passo para realizar a xilogravura com tinta de carimbo, E.V.A e papelão.
Materiais necessários:
1\. E.V.A;
2\. Tinta de carimbo;
3\. Papelão;
4\. Lápis ou caneta;
4\. Ferramentas de entalhe (como estilete ou tesoura).
Passo a passo:
1\. Primeiro, decida o design ou imagem que você deseja gravar na matriz. Você pode desenhar o design diretamente no E.V.A ou transferir uma imagem impressa nele.
2\. Em seguida, pegue o E.V.A e coloque-o em uma superfície plana, como uma mesa.
3\. Use um lápis ou caneta para desenhar o design na placa de E.V.A. Se você preferir, também pode imprimir o design em papel e, em seguida, transferi-lo para o E.V.A pressionando-o sobre o material.
4\. Após desenhar o design, use uma ferramenta de entalhe (estilete, tesoura ou qualquer objeto pontiagudo) para cortar cuidadosamente as áreas que deseja remover. Remova o E.V.A nas áreas que não farão parte da imagem final. Certifique-se de que as áreas que você deseja que apareçam na impressão estejam elevadas, enquanto as áreas que não deseja que apareçam estejam niveladas com o restante da placa de E.V.A.
5\. Após terminar o entalhe, certifique-se de que as bordas cortadas estejam limpas e sem pedaços soltos de E.V.A. Isso ajudará a obter uma impressão mais nítida.
6\. Agora, pegue um pedaço de papelão e aplique a tinta de carimbo em uma superfície plana.
7\. Passe um rolo ou pincel na tinta de carimbo e, em seguida, aplique-o uniformemente sobre a área entalhada do E.V.A.
8\. Com cuidado, pressione o E.V.A com tinta sobre o papel que deseja imprimir. Aplique uma pressão uniforme em toda a superfície para garantir uma impressão completa.
9\. Levante suavemente o E.V.A para revelar a impressão. Deixe a tinta secar completamente antes de manusear a xilogravura.
Etapa 3 - Socialização
Ao final das estações, os alunos retornarão à sala de aula. Cada grupo irá apresentar o que foi produzido durante as atividades. Os alunos serão convidados a compartilhar suas reflexões sobre a literatura de cordel e como ela pode ser utilizada para expressar valores sociais e culturais.Etapa 4 - Fechamento
Faça uma síntese da aula, destacando as principais características da literatura de cordel e a importância de valorizá-la como forma de expressão cultural.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos em textos literários;
- Estimular a criatividade dos alunos através da criação de um cordel e de uma xilogravura;
- Valorizar a cultura nordestina e a literatura de cordel.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas;
- Qualidade do cordel produzido pelo aluno;
- Qualidade da xilogravura produzida pelo aluno;
- Capacidade de inferir valores sociais, culturais e humanos presentes nos textos literários;
- Capacidade de trabalhar em equipe.
Ações do professor
- Apresentar a literatura de cordel aos alunos;
- Orientar os alunos na criação do cordel e da xilogravura;
- Auxiliar os alunos na interpretação dos textos literários;
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
- Fazer a síntese da aula e destacar as principais características da literatura de cordel.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Criar um cordel com rimas e métricas adequadas;
- Criar uma xilogravura utilizando técnicas adequadas;
- Identificar valores sociais, culturais e humanos presentes nos textos literários;
- Trabalhar em equipe.