Aula sobre O Que E Literatura De Cordel

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A literatura de cordel é uma forma de poesia popular que surgiu no Nordeste do Brasil no século XIX e que ainda é muito presente na cultura brasileira. Ela é escrita em estrofes de seis ou sete versos e é geralmente acompanhada por ilustrações simples. O tema é variado e pode tratar de assuntos como amor, religião, política, entre outros. Essa atividade pretende mostrar aos alunos o que é a literatura de cordel, suas características e importância cultural. A metodologia ativa sala de aula invertida será utilizada e os alunos criarão templates de Dinâmica dos 3 Qs, que serão usados como ferramentas de avaliação da atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Sala de Aula Invertida

    Forneça aos alunos, antes do encontro presencial, materiais de pesquisa sobre a literatura de cordel. Cada aluno deve pesquisar e fazer um resumo sobre o que é a literatura de cordel, suas características, autores famosos e exemplos de cordéis. Os alunos devem compartilhar o resultado de sua pesquisa com o restante da turma no momento da atividade presencial.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Comece a atividade contextualizando sobre o que é a literatura de cordel, sua origem e importância cultural. Em seguida, apresente alguns exemplos de cordéis para os alunos, de autores famosos, como: Patativa do Assaré, Zé da Luz, Firmino Teixeira do Amaral e José Camelo de Melo Resende. Explique a estrutura desse gênero, com a escrita em estrofes de seis ou sete versos e geralmente acompanhada por ilustrações simples.

  3. Etapa 3 - Discussão

    Promova uma discussão em sala de aula sobre a importância da literatura de cordel na cultura brasileira e como ela pode ser uma forma de expressão popular. Os alunos devem ser incentivados a participar da discussão e apresentar suas opiniões sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: “Que bom, Que pena, Que tal”. Eles devem utilizar essa ferramenta para avaliar a atividade, a aula e o tema trabalhado.

  5. Etapa 5 - Produção de cordéis

    Incentive os alunos a produzirem seus próprios cordéis. Eles podem escolher o tema que desejarem e utilizar a estrutura de seis ou sete versos por estrofe. Forneça os materiais necessários para a produção.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos cordéis

    Os alunos devem apresentar seus cordéis para a turma. Incentive a participação de todos e promova uma discussão sobre os trabalhos apresentados.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um resumo da aula e incentivar os alunos a refletirem sobre a importância da literatura de cordel na cultura brasileira. Os alunos devem preencher o template de Dinâmica dos 3Qs relatando e avaliando o que acharam da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos em textos literários;
  • Estimular a criatividade e a produção textual dos alunos;
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e compartilhar ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação nas discussões em sala de aula;
  • Qualidade do resumo da pesquisa sobre a literatura de cordel;
  • Criatividade e qualidade dos cordéis produzidos pelos alunos.

Ações do professor

  • Contextualizar sobre o tema e fornecer exemplos;
  • Dividir a turma em grupos e fornecer materiais para pesquisa;
  • Estimular a criatividade dos alunos na produção dos cordéis.

Ações do aluno

  • Participar das discussões em sala de aula;
  • Fazer um resumo da pesquisa sobre a literatura de cordel;
  • Produzir cordéis criativos e de qualidade para apresentação na turma.