Aula sobre O Que E O Neoliberalismo

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O neoliberalismo é uma corrente política e econômica que surgiu na década de 1970 e se consolidou nos anos 1980. Seu principal objetivo é a redução do papel do Estado na economia, a privatização de empresas estatais e a abertura do mercado para a entrada de empresas estrangeiras. Essa política econômica foi adotada em diversos países da América Latina, gerando impactos sociais e econômicos significativos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma introdução ao tema do neoliberalismo e seus subtópicos. Em seguida, incentive uma conversa inicial para os estudantes compartilharem o que já sabem sobre o assunto. Explique também a metodologia e que o objetivo é a criação de um produto final.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Divida os alunos em grupos para a realização de uma pesquisa sobre o neoliberalismo e seus impactos sociais e econômicos nos países da América Latina.

  3. Etapa 3 - Construção do Produto Final

    Oriente os alunos na construção do produto final, que será uma exposição sobre o tema. O trabalho será realizado em grupo e deverá utilizar recursos, como cartazes, maquetes ou apresentações orais.

  4. Etapa 4 - Apresentação do Produto Final

    Cada grupo apresentará o produto final. A apresentação será feita para toda a turma, que terá a oportunidade de conhecer e avaliar os trabalhos dos colegas.

  5. Etapa 5 - Avaliação por Pares

    Compartilhe um template de avaliação com os estudantes. Ele pode ter tópicos como clareza e organização das ideias apresentadas, domínio do tema e uso adequado de recursos. É importante enfatizar que a avaliação deve ser feita de forma justa e imparcial, considerando tanto os pontos positivos quanto as áreas que precisam ser melhoradas.

  6. Etapa 6 - Feedback

    Forneça um feedback aos alunos sobre o desempenho na atividade, abordando pontos positivos e negativos. Em seguida, incentive a turma a discutir em conjunto os pontos destacados pelo professor, buscando uma reflexão e aprendizado coletivo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a atividade, fazendo uma reflexão sobre o tema e também sobre os aprendizados adquiridos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de discutir as motivações da adoção de diferentes políticas econômicas na América Latina;
  • Analisar os impactos sociais e econômicos do neoliberalismo nos países da região;
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e avaliar o desempenho dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus subtópicos;
  • Orientar os alunos na construção do template de avaliação por pares;
  • Acompanhar o desenvolvimento dos grupos;
  • Fornecer feedbacks aos alunos;
  • Estimular a participação de todos os alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema e seus subtópicos;
  • Trabalhar em grupo na construção do template de avaliação por pares;
  • Apresentar os argumentos de forma clara e objetiva;
  • Avaliar o desempenho dos colegas de forma justa e imparcial;
  • Participar ativamente das discussões em grupo.