Aula sobre O Que E O Neoliberalismo

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O neoliberalismo é uma corrente política e econômica que surgiu na década de 1970 e se consolidou nos anos 1980. Ele se caracteriza pela defesa da livre iniciativa, da desregulamentação do mercado e da diminuição do papel do Estado na economia. O neoliberalismo é adotado em diversos países, inclusive na América Latina, e tem gerado impactos sociais significativos. A aula objetiva desenvolver a habilidade dos alunos de discutir as motivações da adoção de diferentes políticas econômicas na América Latina, assim como seus impactos sociais nos países da região.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Contextualize e apresente o que é o neoliberalismo e explique brevemente suas características e impactos sociais.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos e pesquisa

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Depois, oriente uma pesquisa relacionada ao tema que poderá ser feita com base em livros, revistas, jornais ou na internet.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Após a pesquisa, cada grupo criará um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Alguns exemplos de subtemas podem ser: as influências, as características, o papel do Estado, críticas, etc.

  4. Etapa 4 - Troca de mapas conceituais

    Após a elaboração dos mapas conceituais sobre o neoliberalismo, os grupos devem trocar seus mapas com outro grupo. Assim, poderão realizar uma leitura atenta dos mapas, com o objetivo de identificar semelhanças e diferenças em relação às ideias apresentadas e discutir possíveis pontos de vista divergentes.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Cada grupo discutirá o mapa conceitual do outro grupo e fará perguntas para esclarecer dúvidas e aprofundar o tema.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo apresentará o mapa conceitual criado e as principais conclusões da discussão em grupo.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na atividade e faça uma reflexão, concluindo o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese.
  • Desenvolver a habilidade de discutir e argumentar.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Qualidade do mapa conceitual criado.
  • Capacidade de argumentação e discussão.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar suas características.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a discussão e a troca de ideias entre os grupos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na criação do mapa conceitual.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Apresentar o mapa conceitual criado e as principais conclusões da discussão em grupo.