Aula sobre O Que E O Neoliberalismo
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O neoliberalismo é uma corrente de pensamento econômico que defende a liberdade de mercado e a diminuição da intervenção do Estado na economia. Essa ideologia tem sido aplicada em diversos países, inclusive na América Latina, e tem gerado impactos sociais significativos. É importante que os estudantes compreendam os principais conceitos do neoliberalismo e suas implicações na sociedade. Nesta aula, os alunos serão apresentados à metodologia Design Sprint, que é uma abordagem de solução de problemas que ajuda a equipe a entender, esboçar, decidir, prototipar e testar soluções para um problema específico.
Etapa 1 - Entender
Inicie a aula com uma breve explicação sobre o que é o neoliberalismo, seus principais conceitos e suas implicações sociais. Em seguida, os alunos devem formar grupos e discutir o tema, respondendo a perguntas como: "O que é o neoliberalismo?", "Quais são as principais características dessa ideologia?", "Quais são os impactos sociais do neoliberalismo?".Etapa 2 - Esboçar
Cada grupo deve criar um template de Design Sprint, com 5 etapas, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles devem pensar em um problema causado pelo neoliberalismo, criar perguntas que ajudem a entender, esboçar, decidir, prototipar e testar soluções para o problema.Etapa 3 - Decidir
Cada grupo deve apresentar seu template de Design Sprint para a turma e discutir as ideias propostas pelos outros grupos. Em seguida, os alunos devem votar na melhor proposta.Etapa 4 - Prototipar
O grupo vencedor deve desenvolver um protótipo da solução proposta, com a ajuda dos outros grupos, utilizando recursos como desenhos, maquetes, cartazes, etc.Etapa 5 - Testar
O grupo vencedor deve apresentar seu protótipo para a turma e os demais grupos devem fazer perguntas e dar feedbacks sobre a solução proposta.Etapa 6 - Síntese
Faça uma síntese da aula, destacando os principais conceitos do neoliberalismo e as soluções propostas pelos grupos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir as motivações da adoção de diferentes políticas econômicas na América Latina, assim como seus impactos sociais nos países da região.
- Estimular a criatividade e a capacidade de solução de problemas dos alunos.
- Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Qualidade do template de Design Sprint criado pelos grupos.
- Qualidade do protótipo desenvolvido pelo grupo vencedor.
- Capacidade de apresentação e argumentação dos grupos.
- Participação dos alunos na discussão sobre as soluções propostas pelos grupos.
Ações do professor
- Explicar os conceitos do neoliberalismo de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na criação do template de Design Sprint.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
- Fazer perguntas que ajudem os alunos a refletir sobre o tema.
- Fazer uma síntese da aula e destacar os principais conceitos e soluções propostas pelos grupos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar um template de Design Sprint com perguntas relevantes sobre o tema.
- Desenvolver um protótipo da solução proposta pelo grupo.
- Apresentar e argumentar a solução proposta pelo grupo.
- Dar feedbacks construtivos sobre as soluções propostas pelos demais grupos.