Aula sobre O Que E O Neoliberalismo
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique o que é o neoliberalismo. Em seguida, faça uma breve contextualização histórica, mostrando como essa corrente surgiu e se desenvolveu.Etapa 2 - Rotação por Estações
Separe a turma em quatro grupos e informe que eles irão realizar uma espécie de circuito, chamada de estações. Esclareça que em cada estação tem uma atividade com início, meio e fim, e são independentes uma das outras. Estabeleça com eles o tempo que ficarão nas estações e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, propomos os seguintes temas:Estação 1 - Leitura:
Nessa estação, os alunos devem ler um texto sobre o neoliberalismo e responder a algumas perguntas. Disponibilize o texto em folhas impressas ou no quadro. As perguntas devem ser elaboradas para incentivar a reflexão e o debate.
Estação 2 - Vídeo:
Os alunos irão assistir a um vídeo sobre o neoliberalismo e responder a algumas perguntas sobre o conteúdo. Disponibilize o vídeo em um aparelho de televisão ou em um computador.
Estação 3 - Exemplos práticos:
Nessa estação, apresente exemplos práticos de políticas neoliberais adotadas em países da América Latina. Os alunos devem discutir os impactos dessas políticas na sociedade e na economia desses países.
Etapa 3 - - Dinâmica dos 3 Qs
Nessa etapa, os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é que eles avaliem a atividade como um todo e reflitam sobre o que aprenderam.Etapa 4 - Conclusão
Faça uma síntese do que foi discutido na aula e reforçar os principais conceitos relacionados ao neoliberalismo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de discutir as motivações da adoção de diferentes políticas econômicas na América Latina, assim como seus impactos sociais nos países da região.
- Estimular a reflexão crítica sobre as políticas neoliberais e seus efeitos na sociedade e na economia.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e debater ideias de forma respeitosa.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Capacidade de reflexão crítica sobre as políticas neoliberais.
- Habilidade de trabalhar em grupo e debater ideias de forma respeitosa.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo historicamente.
- Orientar as discussões em grupo e estimular a participação de todos.
- Apresentar exemplos práticos de políticas neoliberais e discutir seus impactos.
Ações do aluno
- Ler o texto e responder às perguntas.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs e avaliar a atividade como um todo.