Aula sobre O Que E O Neoliberalismo

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O neoliberalismo é uma corrente política e econômica que surgiu na década de 1970 e se consolidou nos anos 1980. Essa corrente defende a redução do papel do Estado na economia, a privatização de empresas estatais, a abertura comercial e a livre concorrência. O objetivo é aumentar a eficiência e a competitividade da economia, mas também pode gerar desigualdades sociais e econômicas. Essa aula trabalha esse tema por meio da rotação por estações.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique o que é o neoliberalismo. Em seguida, faça uma breve contextualização histórica, mostrando como essa corrente surgiu e se desenvolveu.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Separe a turma em quatro grupos e informe que eles irão realizar uma espécie de circuito, chamada de estações. Esclareça que em cada estação tem uma atividade com início, meio e fim, e são independentes uma das outras. Estabeleça com eles o tempo que ficarão nas estações e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, propomos os seguintes temas:

    Estação 1 - Leitura:

    Nessa estação, os alunos devem ler um texto sobre o neoliberalismo e responder a algumas perguntas. Disponibilize o texto em folhas impressas ou no quadro. As perguntas devem ser elaboradas para incentivar a reflexão e o debate.

    Estação 2 - Vídeo:

    Os alunos irão assistir a um vídeo sobre o neoliberalismo e responder a algumas perguntas sobre o conteúdo. Disponibilize o vídeo em um aparelho de televisão ou em um computador.

    Estação 3 - Exemplos práticos:

    Nessa estação, apresente exemplos práticos de políticas neoliberais adotadas em países da América Latina. Os alunos devem discutir os impactos dessas políticas na sociedade e na economia desses países.


  3. Etapa 3 - - Dinâmica dos 3 Qs

    Nessa etapa, os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é que eles avaliem a atividade como um todo e reflitam sobre o que aprenderam.

  4. Etapa 4 - Conclusão

    Faça uma síntese do que foi discutido na aula e reforçar os principais conceitos relacionados ao neoliberalismo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de discutir as motivações da adoção de diferentes políticas econômicas na América Latina, assim como seus impactos sociais nos países da região.
  • Estimular a reflexão crítica sobre as políticas neoliberais e seus efeitos na sociedade e na economia.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e debater ideias de forma respeitosa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Capacidade de reflexão crítica sobre as políticas neoliberais.
  • Habilidade de trabalhar em grupo e debater ideias de forma respeitosa.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo historicamente.
  • Orientar as discussões em grupo e estimular a participação de todos.
  • Apresentar exemplos práticos de políticas neoliberais e discutir seus impactos.

Ações do aluno

  • Ler o texto e responder às perguntas.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs e avaliar a atividade como um todo.