Aula sobre O Que E O Neoliberalismo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O neoliberalismo é uma corrente política e econômica que surgiu na década de 1970 e ganhou força nos anos 80. Ela propõe a diminuição da intervenção do Estado na economia e a ampliação do livre mercado. Essa ideologia influenciou diversas políticas econômicas em todo o mundo, inclusive na América Latina. No Brasil, por exemplo, o neoliberalismo foi adotado nos anos 90, com as privatizações de empresas estatais e a abertura econômica. Essas políticas tiveram impactos significativos na sociedade, como o aumento da desigualdade social e a precarização do trabalho.

Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos possam criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em discutir as motivações da adoção de diferentes políticas econômicas na América Latina, assim como seus impactos sociais nos países da região.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o para os alunos. É importante que os estudantes compreendam o que é o neoliberalismo e quais são suas principais características. Utilize exemplos práticos e atuais para tornar o tema mais acessível aos alunos.

  2. Etapa 2 - Leitura prévia

    Selecione e disponibilize um texto para que os alunos leiam antes da aula. Esse texto deve abordar o tema do neoliberalismo e seus impactos sociais na América Latina. Oriente-os a fazer anotações e destacar as principais informações do texto.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Na aula, os alunos devem ser divididos em grupos para discutir o texto lido. Cada grupo deve apresentar as principais informações e pontos de vista sobre o neoliberalismo e seus impactos sociais. Incentive a participação de todos os alunos e medie a discussão.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Após a discussão em grupo, os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal". Eles devem utilizar esse template para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo deve apresentar seu template de Dinâmica dos 3 Qs para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e mediar a apresentação.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e retome os principais pontos discutidos pelos alunos. É importante que os estudantes compreendam a importância do tema e como ele pode afetar suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir as motivações da adoção de diferentes políticas econômicas na América Latina, assim como seus impactos sociais nos países da região.
  • Estimular o trabalho em grupo e a participação ativa dos alunos na aula.
  • Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para promover a autonomia dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e construtiva dos alunos na discussão em grupo.
  • Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal".
  • Apresentação clara e objetiva do template para a turma.
  • Compreensão do tema e de seus impactos sociais na América Latina.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos e atuais para torná-lo mais acessível aos alunos.
  • Mediar a discussão em grupo e incentivar a participação ativa dos alunos.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs e na apresentação para a turma.
  • Fazer uma síntese da aula e retomar os principais pontos discutidos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Ler o texto indicado pelo professor antes da aula e fazer anotações.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e apresentar pontos de vista sobre o tema.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal".
  • Apresentar o template para a turma de forma clara e objetiva.