Aula sobre O Que E Polissemia

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A polissemia é um conceito linguístico que se refere à possibilidade de uma palavra ter múltiplos significados. Isso ocorre porque uma palavra pode ser usada em diferentes situações e contextos, o que pode levar a diferentes interpretações do seu sentido. Essa característica da língua pode causar confusão e mal-entendidos, mas também pode ser utilizada de forma criativa e expressiva na comunicação. Nesta atividade, os alunos vão aprender mais sobre o que é a polissemia e como ela pode ser usada para criar diferentes efeitos de sentido na comunicação. Vamos utilizar a metodologia Cultura Maker, criando um fanzine em papel A4 dividido em 8 partes, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Apresente aos alunos o conceito de polissemia e como ele pode ser encontrado no cotidiano. Por exemplo, pode se utilizar de charges, músicas, trechos de filmes ou livros que usam palavras polissêmicas. Os alunos serão encorajados a refletir sobre as diferentes interpretações que podem surgir a partir do uso da palavra em diferentes contextos.

  2. Etapa 2 - Produção de um texto

    Os alunos vão escrever um texto curto sobre como eles podem aplicar o conceito de polissemia em suas vidas diárias e em sua comunicação.

  3. Etapa 3 - Divisão da turma em grupos de trabalho

    Cada grupo deve escolher uma palavra polissêmica que será o tema do seu fanzine. Os grupos vão discutir sobre as diferentes interpretações da palavra escolhida e quais contextos podem ser usados para criar efeitos de sentido diferentes.

  4. Etapa 4 - Planejamento e criação do fanzine

    Os grupos vão planejar e criar seu fanzine, dividindo-a em 8 partes. Cada parte deve conter uma ilustração e um pequeno texto que mostre diferentes interpretações da palavra escolhida e como ela pode ser usada em diferentes contextos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos fanzines

    Cada grupo vai apresentar seu fanzine para a turma, explicando as diferentes interpretações da palavra escolhida e como elas foram representadas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    A turma fará uma discussão em grupo sobre o que foi aprendido sobre polissemia e como ela pode ser usada na comunicação. Os alunos vão compartilhar suas experiências na criação do fanzine e discutir em conjunto sobre os efeitos de sentido que podem ser criados a partir do uso de uma palavra polissêmica.

  7. Etapa 7 - Encerramento da aula

    Faça um fechamento da aula, reforçando os principais conceitos e aprendizados da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar o caráter polissêmico de palavras de acordo com o contexto de uso.
  • Estimular a criatividade e a expressão dos alunos na comunicação.
  • Promover a colaboração e a discussão em grupo na construção do conhecimento.
  • Incentivar a autonomia dos alunos na produção e criação do seu próprio material.
  • Proporcionar uma experiência de aprendizagem mais lúdica e envolvente aos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade.
  • Qualidade da produção do fanzine, incluindo a criatividade e originalidade.
  • Uso correto dos conceitos de polissemia na produção do fanzine.
  • Envolvimento e colaboração do grupo na construção do fanzine.
  • Qualidade do texto final sobre a aplicação da polissemia na vida diária.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de polissemia de forma clara e objetiva.
  • Organizar os grupos de trabalho e orientar na escolha da palavra polissêmica.
  • Estimular a criatividade e originalidade na produção do fanzine.
  • Auxiliar na mediação dos debates e discussões em grupo.
  • Fazer um acompanhamento individual dos alunos e grupo ao longo da atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Escolher a palavra polissêmica com consciência e responsabilidade.
  • Trabalhar em conjunto com o grupo na produção do fanzine.
  • Expressar criatividade e originalidade na produção do fanzine.
  • Refletir e escrever um texto sobre a aplicação da polissemia na vida diária.