Aula sobre O Que E Polissemia

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O estudo da polissemia é fundamental para compreendermos como a mesma palavra pode ter diferentes significados de acordo com o contexto em que é utilizada. Na língua inglesa, por exemplo, a palavra "bank" pode significar tanto "banco" quanto "margem de rio". É importante destacar que o vocabulário polissêmico é bastante comum e se faz presente em diversos âmbitos da nossa vida, como na literatura, na publicidade, na música, entre outros. Nessa aula, por meio da metodologia ativa de estudo de caso, os alunos terão a oportunidade de explorar diversos exemplos de palavras polissêmicas e desenvolverão habilidades de interpretação e análise contextual.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Apresente o conceito de polissemia e exemplificar com casos reais em vídeos ou imagens. O objetivo é fazer com que os alunos compreendam a ideia de como a mesma palavra pode ter diferentes significados de acordo com o contexto em que é utilizada.

  2. Etapa 2 - Formação de grupos e escolha do tema

    Os alunos serão divididos em grupos de três ou quatro pessoas e escolher uma palavra polissêmica para trabalhar. Você pode sugerir algumas palavras ou deixar que os alunos escolham livremente.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo deve identificar um problema relacionado à polissemia da palavra escolhida. O objetivo é que os alunos compreendam como a escolha de uma determinada palavra pode impactar no significado de uma mensagem. Eles podem fazer pesquisas em livros, revistas, jornais e outros meios.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos vão entrevistar pessoas reais e pesquisar na internet para coletar mais informações sobre o problema escolhido. O objetivo é ampliar o conhecimento dos alunos sobre o assunto e ajudá-los a desenvolver habilidades de pesquisa.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Aqui, os grupos vão analisar o contexto em que a palavra foi usada e refletir sobre o que pode ter causado a ambiguidade de significado. O objetivo é que os alunos compreendam que o contexto é fundamental para a compreensão do significado de uma palavra.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos devem comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas realizadas. O objetivo é que os alunos percebam que nem sempre o que está escrito é o que é realmente entendido.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Cada grupo deve apontar o que causou o mau entendimento e propor soluções para evitar o problema identificado no início da aula. Eles podem criar infográficos ou utilizar outras formas de apresentação para disseminar a informação. O objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades de comunicação e aprendam a utilizar diferentes recursos para transmitir uma mensagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de interpretação e análise contextual
  • Estimular o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos
  • Promover o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e comunicação
  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas
  • Estimular a criatividade dos alunos

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos alunos
  • Criatividade na apresentação das soluções propostas pelos grupos
  • Coerência e clareza na apresentação das informações
  • Trabalho em equipe e cooperação entre os alunos

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de polissemia de forma clara e objetiva
  • Orientar os alunos na escolha das palavras polissêmicas
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas
  • Auxiliar os alunos na análise dos dados coletados
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe e cooperar com os colegas
  • Realizar pesquisas com qualidade e precisão
  • Elaborar soluções criativas para o problema escolhido
  • Apresentar as informações de forma clara e coerente
  • Participar ativamente das atividades propostas pelo professor