Aula sobre O Que E Polissemia
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Nesta atividade, abordaremos o tema "O que é polissemia". A polissemia é a capacidade de uma palavra ter múltiplos significados, dependendo do contexto em que é utilizada. É importante que os alunos compreendam que uma mesma palavra pode ter diferentes sentidos e que é necessário analisar o contexto em que ela é usada para identificar seu significado. Alguns exemplos de palavras polissêmicas são: "pé", que pode ser uma parte do corpo ou uma medida de comprimento; "banco", que pode ser um lugar para sentar ou uma instituição financeira. A partir dessa atividade, os alunos podem explorar o caráter polissêmico de palavras e reconhecer como o contexto influencia o significado delas.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Faça uma introdução sobre a polissemia, explicando o que é e utilizando exemplos de palavras polissêmicas. Em seguida, apresente a metodologia Gamificação e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Criação de frases
Peça exemplos de palavras para os alunos em inglês que tenham mais de um significado. Escreva as frases no quadro. Em seguida, peça que eles criem frases com as palavras polissêmicas que expressem todos os significados aplicáveis.Etapa 3 - Exercício em sala
Distribua uma lista de palavras polissêmicas e os alunos deverão escrever frases que exemplifiquem os diferentes significados de cada palavra.Etapa 3 - Quiz
Os alunos serão divididos em grupos de até quatro pessoas. Faça rodadas de perguntas e respostas no qual um integrante de cada grupo participe. O grupo que acertar as respostas ganham um ponto. Aos demais, para ganhar ponto, podem usar as palavras polissêmicas em um exemplo.
Etapa 4 - Discussão em sala
Após o jogo, conduza uma discussão em sala sobre a importância da polissemia e como ela pode gerar diferentes interpretações em um texto ou conversa.Etapa 5 - Encerramento
Faça um breve resumo da aula e os alunos deverão entregar seu mapa de registro.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de reconhecer o caráter polissêmico de palavras.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade de apresentar ideias com clareza e objetividade.
Critérios de avaliação
- Participação e engajamento no jogo.
- Identificação correta dos diferentes significados das palavras polissêmicas.
- Clareza e objetividade na apresentação oral.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia escolhida para os alunos.
- Acompanhar e orientar os grupos o jogo.
- Conduzir a discussão em sala e o exercício proposto.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para responder perguntas relacionadas à polissemia.
- Criar frases usando a polissemia.
- Participar da discussão em sala e do exercício proposto.