Aula sobre O Que E Polissemia
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Nesta atividade, vamos explorar o tema "O que é polissemia?" e entender como algumas palavras podem ter múltiplos significados, dependendo do contexto em que são utilizadas. Isso é muito comum na língua inglesa e é importante que os alunos aprendam a reconhecer essas variações de significado, para poderem se comunicar com mais precisão e clareza. Utilizaremos a metodologia ativa de rotação por estações, na qual os alunos terão a oportunidade de criar exemplos práticos de polissemia em diferentes contextos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o tema "O que é polissemia?" e dando exemplos práticos de palavras que podem ter mais de um significado. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos para a rotação por estações.Etapa 2 - Estação 1 (Vídeo explicativo)
Os alunos vão assistir a um vídeo explicativo sobre polissemia e responder algumas questões relacionadas ao conteúdo. Em seguida, devemo criar exemplos de palavras em inglês que tenham mais de um significado e apresentá-los ao grupo.Etapa 3 - Estação 2 (Jogo dos múltiplos significados)
Os alunos vão jogar o "Jogo dos múltiplos significados", em que devem encontrar palavras que tenham mais de um significado e explicar o contexto em que cada um é utilizado. Em seguida, criam novos exemplos de palavras em inglês que tenham múltiplos significados e compartilhar com o grupo.Etapa 4 - Estação 3 (Leitura e interpretação de texto)
Os alunos vão ler um texto curto que contenha palavras com múltiplos significados e responder a algumas questões relacionadas ao entendimento do texto. Em seguida, devem criar novos exemplos de palavras em inglês que tenham múltiplos significados e apresentá-los ao grupo.Etapa 5 - Roda de discussão
Os alunos retornam à sala de aula e participam de uma roda de discussão sobre o tema. Medeie a discussão e os alunos podem compartilhar os exemplos criados nas estações. Incentive os alunos a refletirem sobre como a escolha das palavras pode afetar o sentido de uma frase.Etapa 6 - Fechamento
Faça uma síntese da aula e enfatize a importância de entender a polissemia para a comunicação em inglês. Os alunos terão a oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de explorar o caráter polissêmico de palavras de acordo com o contexto de uso, reconhecendo os efeitos de sentido decorrentes da escolha do vocabulário.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de exemplos práticos de polissemia em diferentes contextos.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos por meio da metodologia ativa de rotação por estações.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e colaborativa nas atividades propostas.
- Criação de exemplos práticos coerentes de polissemia.
- Compreensão e aplicação dos conceitos trabalhados em sala de aula.
- Clareza na expressão oral e escrita em relação aos exemplos criados.
- Observação de critérios de correção do professor nas atividades realizadas na aula.
Ações do professor
- Mediar a rotação por estações e acompanhar o desempenho dos alunos.
- Orientar os alunos na criação de exemplos de polissemia em diferentes contextos.
- Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos nas atividades propostas.
- Esclarecer as dúvidas dos alunos relacionadas ao conteúdo.
- Avaliar o desempenho dos alunos segundo os critérios propostos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Criar exemplos práticos de polissemia em diferentes contextos.
- Trabalhar colaborativamente com os demais colegas de grupo.
- Demonstrar compreensão e aplicação dos conceitos trabalhados em sala de aula.
- Observar critérios de correção do professor nas atividades realizadas na aula.