Aula sobre O Que E Polissemia

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Polissemia é um termo utilizado para indicar que uma palavra tem mais de um significado. Isso é bastante comum em nosso cotidiano, já que as palavras que utilizamos podem ter significados diferentes segundo o contexto em que são empregadas. Por exemplo, a palavra "boca" pode se referir à abertura no rosto onde se encontram dentes e língua, mas também pode ser utilizada para designar a entrada de um rio no mar. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e trabalharemos com a criação de um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de explorar o caráter polissêmico de palavras e reconheçam os efeitos de sentido decorrentes da escolha do vocabulário.

  1. Etapa 1 - Estudo orientado

    Os alunos devem pesquisar sobre palavras polissêmicas em inglês e produzir uma lista com no mínimo três palavras e seus significados.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente brevemente o conceito de polissemia aos alunos, utilizando exemplos da vida cotidiana (anúncios, letras de música, notícias etc.). Você também deve encorajar os alunos a compartilharem exemplos que conheçam e que exemplifiquem esse conceito.

  3. Etapa 3 - Compartilhamento da lista

    Peça que os alunos compartilhem a lista criada na etapa 1. Durante essa etapa, fique responsável por mediar a discussão, incentivando a contribuição de cada grupo e valorizando as contribuições dos alunos.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs

    Em grupos de três a cinco estudantes, os alunos vão criar um modelo da Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Oriente-os quanto ao formato do modelo e como ele será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  5. Etapa 5 - Aplicação da Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos, individualmente, vão utilizar o modelo da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar as atividades realizadas e compartilhar suas reflexões. Acompanhe essa etapa de perto, respondendo às dúvidas que possam surgir e incentivando a participação ativa dos estudantes.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Peça que os alunos compartilhem o que escreveram na etapa 5 e faça um resumo dos principais pontos discutidos durante a aula. Comente como a dinâmica dos 3 Qs pode ser utilizada em outras atividades no futuro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar o caráter polissêmico de palavras;
  • Estimular a colaboração e a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem;
  • Fomentar a pesquisa e a utilização de fontes confiáveis na internet.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a atividade;
  • Qualidade e relevância das palavras polissêmicas selecionadas pelos grupos;
  • Criatividade e clareza do modelo da Dinâmica dos 3 Qs;
  • Refletir de forma crítica e construtiva sobre a atividade, respondendo ao questionário com seriedade e cuidado;
  • Contribuição para a discussão em grupo.

Ações do professor

  • Mediar e incentivar a participação ativa dos alunos durante toda a atividade;
  • Orientar sobre a criação da lista de palavras polissêmicas e o formato do modelo da Dinâmica dos 3 Qs;
  • Responder às dúvidas que possam surgir durante a aplicação da atividade;
  • Estimular a pesquisa em fontes confiáveis;
  • Promover a reflexão crítica e construtiva sobre as atividades propostas durante a aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Contribuir para a discussão em grupo, compartilhando ideias e exemplos;
  • Realizar a pesquisa em grupo de forma cuidadosa e responsável;
  • Criar o modelo da Dinâmica dos 3 Qs com criatividade e clareza;
  • Refletir de forma crítica e construtiva sobre a atividade, respondendo ao questionário com seriedade e cuidado.