Aula sobre O Que E Polissemia
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Polissemia é um termo utilizado para indicar que uma palavra tem mais de um significado. Isso é bastante comum em nosso cotidiano, já que as palavras que utilizamos podem ter significados diferentes segundo o contexto em que são empregadas. Por exemplo, a palavra "boca" pode se referir à abertura no rosto onde se encontram dentes e língua, mas também pode ser utilizada para designar a entrada de um rio no mar. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e trabalharemos com a criação de um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de explorar o caráter polissêmico de palavras e reconheçam os efeitos de sentido decorrentes da escolha do vocabulário.
Etapa 1 - Estudo orientado
Os alunos devem pesquisar sobre palavras polissêmicas em inglês e produzir uma lista com no mínimo três palavras e seus significados.Etapa 2 - Introdução
Apresente brevemente o conceito de polissemia aos alunos, utilizando exemplos da vida cotidiana (anúncios, letras de música, notícias etc.). Você também deve encorajar os alunos a compartilharem exemplos que conheçam e que exemplifiquem esse conceito.Etapa 3 - Compartilhamento da lista
Peça que os alunos compartilhem a lista criada na etapa 1. Durante essa etapa, fique responsável por mediar a discussão, incentivando a contribuição de cada grupo e valorizando as contribuições dos alunos.Etapa 4 - Criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs
Em grupos de três a cinco estudantes, os alunos vão criar um modelo da Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Oriente-os quanto ao formato do modelo e como ele será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.Etapa 5 - Aplicação da Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos, individualmente, vão utilizar o modelo da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar as atividades realizadas e compartilhar suas reflexões. Acompanhe essa etapa de perto, respondendo às dúvidas que possam surgir e incentivando a participação ativa dos estudantes.Etapa 6 - Encerramento
Peça que os alunos compartilhem o que escreveram na etapa 5 e faça um resumo dos principais pontos discutidos durante a aula. Comente como a dinâmica dos 3 Qs pode ser utilizada em outras atividades no futuro.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar o caráter polissêmico de palavras;
- Estimular a colaboração e a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem;
- Fomentar a pesquisa e a utilização de fontes confiáveis na internet.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a atividade;
- Qualidade e relevância das palavras polissêmicas selecionadas pelos grupos;
- Criatividade e clareza do modelo da Dinâmica dos 3 Qs;
- Refletir de forma crítica e construtiva sobre a atividade, respondendo ao questionário com seriedade e cuidado;
- Contribuição para a discussão em grupo.
Ações do professor
- Mediar e incentivar a participação ativa dos alunos durante toda a atividade;
- Orientar sobre a criação da lista de palavras polissêmicas e o formato do modelo da Dinâmica dos 3 Qs;
- Responder às dúvidas que possam surgir durante a aplicação da atividade;
- Estimular a pesquisa em fontes confiáveis;
- Promover a reflexão crítica e construtiva sobre as atividades propostas durante a aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Contribuir para a discussão em grupo, compartilhando ideias e exemplos;
- Realizar a pesquisa em grupo de forma cuidadosa e responsável;
- Criar o modelo da Dinâmica dos 3 Qs com criatividade e clareza;
- Refletir de forma crítica e construtiva sobre a atividade, respondendo ao questionário com seriedade e cuidado.