Aula sobre O Que E Probabilidade

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já ouviram falar em probabilidade e se sabem o que significa. Explique que a probabilidade é a chance de um evento acontecer e que ela pode ser calculada por meio de cálculos matemáticos. Apresente exemplos práticos, como jogos de dados, para os alunos poderem entender melhor o conceito.

  1. Etapa 1 - Problema

    Divida a turma em grupos e peça para cada grupo escolher um problema relacionado à probabilidade. O problema deve ser real e estar relacionado ao cotidiano dos alunos. Por exemplo: Qual a probabilidade de chover amanhã? Qual a probabilidade de um aluno ser escolhido para representar a turma em um evento?

  2. Etapa 2 - Geração de Alternativas

    Peça para cada grupo elaborar três alternativas para resolver o problema escolhido. As alternativas devem ser viáveis e estar relacionadas ao problema escolhido.

  3. Etapa 3 - Solução

    Peça para cada grupo escolher uma das alternativas elaboradas e calcular a probabilidade de sucesso da solução escolhida. Os alunos devem apresentar o cálculo da probabilidade em forma de fração, decimal e percentual.

  4. Etapa 4 - Diário de Bordo

    Peça para cada grupo elaborar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O diário deve ser feito em grupo e deve conter todas as etapas do projeto.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Peça para cada grupo apresentar o problema escolhido, as alternativas elaboradas e a solução escolhida. Os alunos devem apresentar o cálculo da probabilidade em forma de fração, decimal e percentual.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Após as apresentações, promova uma discussão em sala de aula sobre os projetos apresentados. Peça para os alunos comentarem sobre as soluções apresentadas pelos outros grupos e fazerem perguntas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Peça para os alunos avaliarem o projeto e a participação de cada integrante do grupo. Os alunos devem preencher um formulário de avaliação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar problemas e situações probabilísticas.
  • Calcular a probabilidade de eventos.
  • Registrar as etapas de um projeto.
  • Trabalhar em grupo colaborativamente.
  • Apresentar, discutir e avaliar projetos.

Critérios de avaliação

  • Identificação de um problema real relacionado à probabilidade;
  • Criatividade na escolha do problema;
  • Trabalho em grupo;
  • Elaboração de três alternativas viáveis para resolver o problema;
  • Criatividade na elaboração e na escolha das alternativas;

Ações do professor

  • Explicar o conceito de probabilidade;
  • Orientar os alunos na escolha do problema;
  • Estimular a criatividade dos alunos;
  • Orientar os alunos na elaboração das alternativas e no cálculo da probabilidade;
  • Orientar os alunos na avaliação do projeto.

Ações do aluno

  • Escolher um problema relacionado à probabilidade;
  • Trabalhar em grupo para identificar o problema e elaborar as alternativas;
  • Escolher a melhor alternativa para resolver o problema;
  • Calcular a probabilidade em forma de fração, decimal e percentual;
  • Trabalhar em grupo para apresentar a solução, avaliar o projeto e avaliar a participação de cada integrante do grupo.