Aula sobre O Que E Probabilidade

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já ouviram falar em probabilidade e se sabem o que significa. Explique que a probabilidade é a chance de um evento acontecer e que ela pode ser calculada por meio de cálculos matemáticos. Apresente exemplos práticos, como jogos de dados, para ilustrar o conceito.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "O que é probabilidade?" e explique a importância do assunto para a Matemática e para a vida cotidiana.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e devem receber uma folha de papel sulfite e canetas coloridas.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Cada grupo deve criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa deve ser criado de forma colaborativa, com todos os membros do grupo contribuindo.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias e como elas se relacionam.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos devem discutir em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais e como eles podem ser complementares.

  6. Etapa 6 - Exercícios práticos

    Apresente exercícios práticos para os alunos resolverem em grupo, utilizando dados, moedas e outros recursos analógicos para calcular a probabilidade de eventos aleatórios.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e discuta com a turma os resultados obtidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de calcular a probabilidade de um evento aleatório;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Promover a reflexão crítica sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual;
  • Resolução correta dos exercícios práticos;
  • Contribuição para a discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Estimular a participação ativa dos alunos;
  • Orientar os grupos na criação do mapa conceitual;
  • Apresentar exemplos práticos para ilustrar o conceito;
  • Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa conceitual;
  • Resolver os exercícios práticos em grupo;
  • Contribuir para a discussão em grupo;
  • Colaborar com os colegas na criação do mapa conceitual;
  • Demonstrar interesse e curiosidade pelo tema.