Aula sobre O Que E Probabilidade

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que a probabilidade é uma área da Matemática que estuda a chance de um evento acontecer. Por exemplo, qual a chance de tirar uma carta de baralho vermelha em um baralho comum? A probabilidade é de 50%, já que metade das cartas são vermelhas e metade são pretas. A probabilidade é uma ferramenta importante em diversas áreas, como jogos, estatística e até mesmo em situações cotidianas.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com uma atividade de check-in para verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto. Peça que eles escrevam em um papel o que sabem sobre probabilidade e compartilhem com a turma.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o conceito de probabilidade de forma clara e objetiva, utilizando exemplos práticos e ilustrações. Explique que a probabilidade é sempre um número entre 0 e 1, sendo 0 a chance de um evento não acontecer e 1 a chance de um evento acontecer com certeza.

  3. Etapa 3 - Exploração do tema

    Divida a turma em grupos e distribua cartas de baralho, dados, moedas e outros objetos que possam ser utilizados para realizar experimentos. Peça que os alunos realizem experimentos e registrem os resultados em um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out. Os alunos devem calcular a probabilidade de cada evento e comparar com a probabilidade obtida por meio de experimentos sucessivos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após a realização dos experimentos, promova uma discussão em grupo para os alunos compartilharem suas descobertas e tirem dúvidas. Incentive-os a fazer perguntas e a explicar suas conclusões.

  5. Etapa 5 - Sistematização do conhecimento

    Utilize um quadro ou cartolina para sistematizar o conhecimento adquirido pelos alunos. Peça que eles registrem as fórmulas e conceitos aprendidos durante a aula.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Para fixar o conteúdo, proponha uma atividade prática em que os alunos devem calcular a probabilidade de um evento acontecer. Por exemplo, qual a probabilidade de tirar uma carta de baralho vermelha em um baralho comum?

  7. Etapa 7 - Check-out

    Finalize a aula com uma atividade de check-out para avaliar o aprendizado dos alunos. Peça que eles escrevam em um papel o que aprenderam sobre probabilidade durante a aula e compartilhem com a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de um evento aleatório;
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento;
  • Estimular a criatividade e a curiosidade dos alunos em relação à Matemática.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em calcular a probabilidade de um evento aleatório;
  • Participação ativa dos alunos durante a aula;
  • Clareza e objetividade na apresentação do conteúdo.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de probabilidade de forma clara e objetiva;
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento;
  • Estimular a criatividade e a curiosidade dos alunos em relação à Matemática.

Ações do aluno

  • Realizar experimentos para calcular a probabilidade de um evento aleatório;
  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Registrar as fórmulas e conceitos aprendidos durante a aula.