Aula sobre O Que E Probabilidade
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
A probabilidade é um conceito matemático que está presente em nosso cotidiano, desde a previsão do tempo até a chance de ganhar na loteria. É importante que os alunos compreendam o que é probabilidade e como ela pode ser calculada.
Exemplos práticos:
- Lançamento de uma moeda: qual a probabilidade de cair cara ou coroa?
- Sorteio de uma carta de baralho: qual a probabilidade de sair um ás?
- Lançamento de um dado: qual a probabilidade de sair um número par?
Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula
Apresente o tema "O que é probabilidade?" e os objetivos da aula.Etapa 2 - Estudo de caso
Apresente um estudo de caso para os alunos, como, por exemplo: "Um grupo de amigos vai jogar um jogo de tabuleiro que envolve lançamento de dados. Eles querem saber qual a probabilidade de cada um ganhar o jogo.".Os alunos devem discutir em grupos como podem calcular a probabilidade de cada um ganhar o jogo.Etapa 3 - Criação do template de infográfico
Os alunos devem criar um template de infográfico com lacunas a serem preenchidas com informações sobre o estudo de caso.Etapa 4 - Preenchimento do template de infográfico
Os alunos devem preencher o template de infográfico com as informações discutidas em grupo sobre o estudo de caso.Etapa 5 - Apresentação dos infográficos
Os grupos devem apresentar seus infográficos para a turma.Etapa 6 - Discussão em grupo
A turma discute os diferentes cálculos de probabilidade apresentados pelos grupos.Etapa 7 - Conclusão da aula
Conclua a aula reforçando os objetivos e os principais conceitos abordados.
Intencionalidades pedagógicas
- Despertar o interesse dos alunos pelo tema;
- Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de um evento aleatório;
- Desenvolver a habilidade dos alunos em criar um material visual para apresentar informações;
- Desenvolver a habilidade dos alunos em expressar a probabilidade por número racional (forma fracionária, decimal e percentual);
- Desenvolver a habilidade dos alunos em apresentar informações de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Participação na discussão em grupo;
- Compreensão dos diferentes cálculos de probabilidade;
- Qualidade do infográfico criado pelo grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da aula;
- Concluir a aula reforçando os objetivos e os principais conceitos abordados;
- Resumir os principais conceitos abordados na aula.
Ações do aluno
- Discutir em grupo como podem calcular a probabilidade de cada um ganhar o jogo;
- Criar um template de infográfico com lacunas a serem preenchidas com informações sobre o estudo de caso;
- Preencher o template de infográfico com as informações discutidas em grupo sobre o estudo de caso;
- Apresentar o infográfico para a turma;
- Tirar dúvidas e fazer perguntas sobre o tema.