Aula sobre O Que E Probabilidade

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A probabilidade é um conceito matemático que está presente em nosso cotidiano, desde a previsão do tempo até a chance de ganhar na loteria. É importante que os alunos compreendam o que é probabilidade e como ela pode ser calculada.

Exemplos práticos:

- Lançamento de uma moeda: qual a probabilidade de cair cara ou coroa?

- Sorteio de uma carta de baralho: qual a probabilidade de sair um ás?

- Lançamento de um dado: qual a probabilidade de sair um número par?


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula

    Apresente o tema "O que é probabilidade?" e os objetivos da aula.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Apresente um estudo de caso para os alunos, como, por exemplo: "Um grupo de amigos vai jogar um jogo de tabuleiro que envolve lançamento de dados. Eles querem saber qual a probabilidade de cada um ganhar o jogo.".Os alunos devem discutir em grupos como podem calcular a probabilidade de cada um ganhar o jogo.

  3. Etapa 3 - Criação do template de infográfico

    Os alunos devem criar um template de infográfico com lacunas a serem preenchidas com informações sobre o estudo de caso.

  4. Etapa 4 - Preenchimento do template de infográfico

    Os alunos devem preencher o template de infográfico com as informações discutidas em grupo sobre o estudo de caso.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos infográficos

    Os grupos devem apresentar seus infográficos para a turma.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    A turma discute os diferentes cálculos de probabilidade apresentados pelos grupos.

  7. Etapa 7 - Conclusão da aula

    Conclua a aula reforçando os objetivos e os principais conceitos abordados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Despertar o interesse dos alunos pelo tema;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de um evento aleatório;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar um material visual para apresentar informações;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em expressar a probabilidade por número racional (forma fracionária, decimal e percentual);
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em apresentar informações de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação na discussão em grupo;
  • Compreensão dos diferentes cálculos de probabilidade;
  • Qualidade do infográfico criado pelo grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula;
  • Concluir a aula reforçando os objetivos e os principais conceitos abordados;
  • Resumir os principais conceitos abordados na aula.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo como podem calcular a probabilidade de cada um ganhar o jogo;
  • Criar um template de infográfico com lacunas a serem preenchidas com informações sobre o estudo de caso;
  • Preencher o template de infográfico com as informações discutidas em grupo sobre o estudo de caso;
  • Apresentar o infográfico para a turma;
  • Tirar dúvidas e fazer perguntas sobre o tema.