Aula sobre O Que E Probabilidade

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que a probabilidade é a chance de um evento acontecer, e que ela está presente em diversas situações do nosso dia a dia, como em jogos, sorteios, entre outros. É importante também apresentar exemplos práticos para os alunos poderem compreender melhor o conceito.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "O que é probabilidade?" e explique o conceito para os alunos. É importante que os alunos compreendam que a probabilidade é a chance de um evento acontecer.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo será responsável por criar um jogo de tabuleiro sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Definição das regras

    Os alunos devem definir as regras do jogo, como o número de jogadores, o objetivo do jogo, as ações que podem ser realizadas, entre outras.

  4. Etapa 4 - Criação do tabuleiro

    Os alunos devem criar o tabuleiro do jogo, com 51 casas, que representam os diferentes eventos que podem acontecer.

  5. Etapa 5 - Criação dos cards

    Os alunos devem criar os cards de perguntas e ações, que serão sorteados durante o jogo. As perguntas devem estar relacionadas ao tema da probabilidade e seus subtópicos.

  6. Etapa 6 - Jogando o jogo

    Os alunos devem jogar o jogo criado por eles mesmos, seguindo as regras definidas e respondendo às perguntas e realizando as ações dos cards.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Ao final do jogo, os alunos devem avaliar o desempenho de cada grupo e discutir as estratégias utilizadas. Avalie o conhecimento dos alunos sobre o tema e sua habilidade em calcular a probabilidade de um evento aleatório.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de um evento aleatório.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a aprendizagem de forma lúdica e divertida.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de probabilidade;
  • Habilidade em calcular a probabilidade de um evento aleatório;
  • Criatividade na criação do jogo de tabuleiro;
  • Colaboração entre os membros do grupo;
  • Participação ativa durante a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar o conceito de probabilidade;
  • Orientar os alunos na criação do jogo de tabuleiro;
  • Avaliar o desempenho dos alunos e dar feedbacks.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar o jogo de tabuleiro;
  • Criar as regras do jogo e os cards de perguntas e ações;
  • Jogar o jogo criado por eles mesmos e avaliar o desempenho dos outros grupos.