Aula sobre O Que E Probabilidade

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que a probabilidade é a chance de um evento acontecer e que ela está presente em diversas situações do nosso dia a dia, como em jogos, sorteios, previsão do tempo, entre outros. É importante também destacar que a probabilidade é uma área da Matemática que pode ser muito útil em diversas profissões, como na área de estatística, por exemplo.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Selecione materiais analógicos que possam ser utilizados na aula, como cartas de baralho, dados, moedas, entre outros. Além disso, prepare um vídeo curto explicando o conceito de probabilidade e como ela pode ser calculada.

  2. Etapa 2 - Tarefa prévia

    Os alunos devem assistir ao vídeo preparado por você e fazer anotações sobre o conceito de probabilidade e como ela pode ser calculada.

  3. Etapa 3 - Mapa conceitual

    Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa deve ser feito em papel sulfite e pode ser colorido para facilitar a visualização.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o tema. Circule pela sala e auxilie os alunos nessa etapa.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como a probabilidade pode ser calculada, utilizando os materiais analógicos selecionados na etapa 1. Os alunos devem acompanhar e fazer anotações sobre os exemplos apresentados.

  6. Etapa 6 - Resolução de exercícios

    Os alunos devem resolver exercícios sobre o tema, utilizando os materiais analógicos disponíveis. Circule pela sala e auxilie os alunos nessa etapa.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos na resolução dos exercícios e na criação do mapa conceitual. Além disso, pode ser aplicada uma avaliação escrita para verificar o entendimento dos alunos sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de calcular a probabilidade de um evento aleatório;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Promover a reflexão sobre a importância da probabilidade em diversas situações do dia a dia.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de calcular a probabilidade de um evento aleatório;
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos;
  • Participação e colaboração dos alunos nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Selecionar materiais analógicos para a aula;
  • Preparar um vídeo curto explicando o conceito de probabilidade;
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual;
  • Apresentar exemplos práticos de como a probabilidade pode ser calculada;
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo preparado pelo professor e fazer anotações;
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema;
  • Discutir em grupo os mapas conceituais criados pelos colegas;
  • Resolver exercícios sobre o tema;
  • Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.