Aula sobre O Que E Regencia Nominal

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Nesta atividade, será abordado o tema da regência nominal, que envolve a compreensão sobre a forma correta de utilizar as palavras em uma frase. A regência nominal trata das relações entre os nomes e seus complementos, ou seja, como um nome é acompanhado por outro termo que completa seu sentido. Para trabalhar esse tema, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena e Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e contextualização

    Apresente o tema da atividade e contextualize-o, mostrando exemplos práticos de frases que apresentam regência nominal e como os erros de regência podem afetar o sentido da frase.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos e apresentação do problema

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão um problema relacionado à regência nominal que deverão resolver. O problema pode ser um texto ou frases com erros de regência nominal.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Os alunos terão 20 minutos para pesquisar em grupo sobre o problema apresentado. Eles deverão buscar informações em livros, sites, textos impressos ou outros materiais que podem ajudá-los a entender melhor o assunto.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar o resultado da sua pesquisa para a turma, explicando a resposta para o problema apresentado e dando exemplos práticos de frases que apresentam regência nominal.

  5. Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Com base no que foi aprendido na pesquisa e na apresentação dos resultados, os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena e Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  6. Etapa 6 - Aplicação do template

    Os alunos irão preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs, avaliando a atividade e dando sugestões de como melhorá-la.

  7. Etapa 7 - Conclusão da aula e avaliação

    Conclua a atividade reforçando os principais pontos abordados e avaliando a participação dos alunos na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver o conhecimento dos alunos sobre o conceito e as regras de regência nominal;
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo durante a execução da atividade;
  • Estimular a pesquisa em grupo e a cooperação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa em grupo;
  • Qualidade da apresentação dos resultados;
  • Criatividade e clareza na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Participação dos alunos na aplicação do template;
  • Compreensão e aplicação correta das regras de regência nominal.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo;
  • Dividir os alunos em grupos e apresentar o problema a ser resolvido;
  • Orientar e auxiliar os alunos na pesquisa em grupo;
  • Avaliar a participação dos alunos na atividade;
  • Concluir a aula e reforçar os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na pesquisa em grupo;
  • Preparar uma apresentação clara e objetiva dos resultados;
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs criativo e bem elaborado;
  • Avaliar a atividade com base no template criado;
  • Compreender e aplicar corretamente as regras de regência nominal.