Aula sobre O Que E Regencia Nominal
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Nesta atividade utilizando a metodologia Aprendizagem Entre Pares será abordado o tema "O que é regência nominal?", os alunos serão incentivados a explorar e compreender as regras de regência nominal por meio de discussões e atividades em duplas. A atividade visa desenvolver a habilidade dos alunos em identificar corretamente o termo regente e o termo regido em diferentes contextos, bem como aplicar esses conceitos em exercícios de aplicação. Os alunos terão a oportunidade de compartilhar conhecimentos, trocar ideias e construir conhecimento de forma colaborativa. Além disso, eles serão desafiados a criar uma situação ou contexto que envolva a regência nominal correta e apresentá-la à turma, estimulando a criatividade e a capacidade de aplicação dos conceitos estudados.
Etapa 1 - Introdução e revisão conceitual
Apresente o tema e faça uma breve explicação sobre o conceito de regência nominal e sua importância na língua portuguesa. Os alunos são divididos em duplas e recebem um material de apoio contendo exemplos e explicações sobre regência nominal. Eles têm um tempo para ler o material e discutir entre si, esclarecendo dúvidas e relembrando conceitos.Etapa 2 - Prática de identificação da regência nominal
As duplas recebem uma lista de frases que contêm exemplos de regência nominal. Eles devem analisar cada frase e identificar o termo regente e o termo regido. Os alunos discutem em conjunto suas análises e compartilham suas respostas com o restante da turma.Etapa 3 - Exercícios de aplicação
Cada dupla recebe uma série de exercícios sobre regência nominal. Eles trabalham juntos para resolver os exercícios, aplicando os conceitos aprendidos. Circule pela sala, auxiliando e esclarecendo dúvidas dos alunos.Etapa 4 - Apresentação e discussão
As duplas são convidadas a compartilhar suas respostas e soluções para os exercícios. A turma realiza uma discussão coletiva sobre as respostas, promovendo a troca de ideias e a consolidação dos conceitos de regência nominal. Faça intervenções, corrigindo eventuais equívocos e reforçando os pontos essenciais do tema.Etapa 5 - Consolidação e aplicação criativa
As duplas recebem a tarefa de criar uma situação ou contexto em que seja necessário usar a regência nominal corretamente. Eles podem desenvolver uma história, um diálogo ou até mesmo uma cena teatral. Os alunos apresentam suas criações para a turma, demonstrando o entendimento e a aplicação prática do tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a compreensão do conceito de regência nominal;
- Estimular a colaboração entre os alunos, por meio da aprendizagem entre pares;
- Reforçar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos;
- Fomentar a criatividade e a expressão oral dos alunos;
- Promover a participação ativa e o engajamento dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Correção na identificação do termo regente e do termo regido nas frases fornecidas;
- Precisão na resolução dos exercícios de aplicação;
- Participação ativa e contribuição construtiva durante as discussões em grupo e na apresentação das criações.
Ações do professor
- Apresentar o tema e fornecer material de apoio;
- Orientar e esclarecer dúvidas dos alunos;
- Acompanhar as discussões em grupo, oferecendo suporte quando necessário;
- Corrigir exercícios e fornecer feedback aos alunos;
- Promover a participação e a interação entre os pares de alunos;
Ações do aluno
- Ler o material de apoio e discutir em pares para revisar o conceito de regência nominal;
- Analisar e identificar o termo regente e o termo regido nas frases fornecidas;
- Resolver os exercícios de aplicação em conjunto, aplicando os conceitos aprendidos;
- Participar ativamente das discussões em grupo, compartilhando ideias e esclarecendo dúvidas;
- Criar uma situação ou contexto que envolva regência nominal correta e apresentar para a turma.