Aula sobre O Que E Regencia Nominal

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta atividade utilizando a metodologia Aprendizagem Entre Pares será abordado o tema "O que é regência nominal?", os alunos serão incentivados a explorar e compreender as regras de regência nominal por meio de discussões e atividades em duplas. A atividade visa desenvolver a habilidade dos alunos em identificar corretamente o termo regente e o termo regido em diferentes contextos, bem como aplicar esses conceitos em exercícios de aplicação. Os alunos terão a oportunidade de compartilhar conhecimentos, trocar ideias e construir conhecimento de forma colaborativa. Além disso, eles serão desafiados a criar uma situação ou contexto que envolva a regência nominal correta e apresentá-la à turma, estimulando a criatividade e a capacidade de aplicação dos conceitos estudados.

  1. Etapa 1 - Introdução e revisão conceitual

    Apresente o tema e faça uma breve explicação sobre o conceito de regência nominal e sua importância na língua portuguesa. Os alunos são divididos em duplas e recebem um material de apoio contendo exemplos e explicações sobre regência nominal. Eles têm um tempo para ler o material e discutir entre si, esclarecendo dúvidas e relembrando conceitos.

  2. Etapa 2 - Prática de identificação da regência nominal

    As duplas recebem uma lista de frases que contêm exemplos de regência nominal. Eles devem analisar cada frase e identificar o termo regente e o termo regido. Os alunos discutem em conjunto suas análises e compartilham suas respostas com o restante da turma.

  3. Etapa 3 - Exercícios de aplicação

    Cada dupla recebe uma série de exercícios sobre regência nominal. Eles trabalham juntos para resolver os exercícios, aplicando os conceitos aprendidos. Circule pela sala, auxiliando e esclarecendo dúvidas dos alunos.

  4. Etapa 4 - Apresentação e discussão

    As duplas são convidadas a compartilhar suas respostas e soluções para os exercícios. A turma realiza uma discussão coletiva sobre as respostas, promovendo a troca de ideias e a consolidação dos conceitos de regência nominal. Faça intervenções, corrigindo eventuais equívocos e reforçando os pontos essenciais do tema.

  5. Etapa 5 - Consolidação e aplicação criativa

    As duplas recebem a tarefa de criar uma situação ou contexto em que seja necessário usar a regência nominal corretamente. Eles podem desenvolver uma história, um diálogo ou até mesmo uma cena teatral. Os alunos apresentam suas criações para a turma, demonstrando o entendimento e a aplicação prática do tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a compreensão do conceito de regência nominal;
  • Estimular a colaboração entre os alunos, por meio da aprendizagem entre pares;
  • Reforçar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos;
  • Fomentar a criatividade e a expressão oral dos alunos;
  • Promover a participação ativa e o engajamento dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Correção na identificação do termo regente e do termo regido nas frases fornecidas;
  • Precisão na resolução dos exercícios de aplicação;
  • Participação ativa e contribuição construtiva durante as discussões em grupo e na apresentação das criações.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e fornecer material de apoio;
  • Orientar e esclarecer dúvidas dos alunos;
  • Acompanhar as discussões em grupo, oferecendo suporte quando necessário;
  • Corrigir exercícios e fornecer feedback aos alunos;
  • Promover a participação e a interação entre os pares de alunos;

Ações do aluno

  • Ler o material de apoio e discutir em pares para revisar o conceito de regência nominal;
  • Analisar e identificar o termo regente e o termo regido nas frases fornecidas;
  • Resolver os exercícios de aplicação em conjunto, aplicando os conceitos aprendidos;
  • Participar ativamente das discussões em grupo, compartilhando ideias e esclarecendo dúvidas;
  • Criar uma situação ou contexto que envolva regência nominal correta e apresentar para a turma.