Aula sobre O Que E Regencia Nominal
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a atividade explicando o conceito de regência nominal, suas definições e exemplos. Os alunos são incentivados a refletir sobre situações em que o conhecimento de regência nominal é importante para a compreensão e produção de textos.Etapa 2 - Exploração e pesquisa
Os alunos são divididos em grupos e recebem a tarefa de pesquisar exemplos de regência nominal em diferentes contextos, como textos literários, jornalísticos, publicitários, entre outros. Eles utilizam recursos como livros, textos impressos, internet e materiais disponíveis em sala de aula para coletar exemplos e analisar as regras de regência nominal presentes neles.Etapa 3 - Prototipagem
Cada grupo seleciona um exemplo de regência nominal e cria um protótipo de uma peça ou objeto que represente visualmente o conceito. Os alunos utilizam materiais como papel, cartolina, cola, tesoura e tintas para construir seus protótipos, aplicando sua criatividade e habilidades manuais.Exemplo prático:
Uma caixa de ferramentas aberta, com várias ferramentas dentro, e uma mão estendida em direção à caixa.
Explicação: O protótipo representa visualmente o conceito de regência nominal "precisar de". A caixa de ferramentas simboliza a necessidade, representando o "precisar", e a mão estendida em direção à caixa representa a regência nominal "de ajuda". Essa representação visual demonstra que o sujeito (ele) tem a necessidade de algo específico (ajuda) e ilustra a relação entre o verbo "precisar" e seu complemento regido pela preposição "de".
Etapa 4 - Apresentação e discussão
Os grupos apresentam seus protótipos, explicando o exemplo de regência nominal escolhido e como ele é representado visualmente. Em seguida, ocorre uma discussão coletiva, em que os alunos compartilham suas descobertas, analisam os diferentes exemplos apresentados e trocam ideias sobre o tema.Etapa 5 - Reflexão e produção escrita
Os alunos são desafiados a escrever um pequeno texto reflexivo sobre a importância da regência nominal na produção e compreensão de textos. Eles devem demonstrar o entendimento do conceito, sua aplicação em diferentes contextos e refletir sobre como a correta regência nominal contribui para a clareza e coerência textual.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver o conhecimento dos alunos sobre o conceito e as regras de regência nominal;
- Estimular a criatividade dos alunos na criação dos protótipos que representem visualmente exemplos de regência nominal;
- Promover a colaboração e o trabalho em grupo durante a pesquisa e prototipagem;
- Incentivar a reflexão crítica sobre a importância da regência nominal na comunicação escrita.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e colaborativa dos alunos nas etapas da atividade;
- Qualidade da pesquisa e análise dos exemplos de regência nominal;
- Criatividade na elaboração dos protótipos e capacidade de representar visualmente os exemplos escolhidos;
- Coerência e clareza na produção escrita sobre a importância da regência nominal.
Ações do professor
- Fornecer orientações sobre o tema e as etapas da atividade;
- Facilitar a pesquisa, fornecendo materiais e recursos necessários;
- Promover a discussão e reflexão em grupo durante as apresentações e a fase de produção escrita;
- Avaliar o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Pesquisar exemplos de regência nominal em diferentes contextos;
- Trabalhar em grupo para selecionar e criar um protótipo representativo;
- Apresentar os protótipos e participar ativamente das discussões coletivas;
- Produzir um texto reflexivo sobre a importância da regência nominal.