Aula sobre O Que E Regencia Nominal

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Nesta atividade de estudo de caso sobre o tema "o que é regência nominal?", os alunos serão desafiados a aprofundar seus conhecimentos sobre a regência nominal, compreendendo suas regras e aplicação. Por meio discussões em grupo e reflexões individuais, os alunos irão analisar exemplos de regência nominal em contextos reais e explorar a importância desse conceito na construção do sentido e na clareza da comunicação. O objetivo é desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica, colaboração em grupo e síntese escrita, proporcionando uma aprendizagem significativa sobre a regência nominal.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema aos alunos e explique sua importância na Língua Portuguesa. Apresente exemplos dos diferentes tipos de regência nominal e peça que os alunos anotem as principais definições em seus cadernos.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Apresente um estudo de caso que envolva situações em que a regência nominal é fundamental para a compreensão do texto. O estudo de caso pode ser um trecho de texto em que a regência nominal foi utilizada correta ou incorretamente, levando a diferentes interpretações. Os alunos são divididos em pequenos grupos para discutir e analisar o estudo de caso, identificando os substantivos e seus complementos na regência nominal.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os grupos compartilham suas análises e conclusões com a turma em uma discussão em grupo. Faça a mediação e estimule a participação dos alunos, promovendo o debate sobre as escolhas de regência nominal no estudo de caso e a influência dessas escolhas na compreensão do texto.

  4. Etapa 4 - Reflexão e síntese

    Os alunos são instruídos a refletir sobre a importância da regência nominal na comunicação escrita e oral, considerando como a escolha adequada dos complementos pode alterar o sentido das frases. Cada aluno deve escrever uma síntese individual, destacando as principais características e regras da regência nominal e sua relevância no uso correto da língua.

  5. Etapa 5 - Apresentação e avaliação

    Os alunos apresentam suas sínteses para a turma, compartilhando suas conclusões e principais aprendizados sobre a regência nominal. Avalie a participação dos alunos durante a atividade, levando em consideração a qualidade das pesquisas individuais, a contribuição nos grupos de discussão e a síntese escrita.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver o conhecimento sobre o conceito e as regras da regência nominal;
  • Estimular a análise crítica de textos e a compreensão da importância da regência nominal na construção do sentido;
  • Promover a capacidade de identificar e aplicar corretamente a regência nominal em situações comunicativas;
  • Incentivar a pesquisa individual e a colaboração em grupo para a construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito e das regras da regência nominal;
  • Capacidade de identificar e analisar casos de regência nominal em textos;
  • Participação ativa nas discussões em grupo, apresentando argumentos consistentes e contribuindo para o debate;
  • Clareza, organização e precisão na síntese escrita.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da regência nominal e fornecer informações iniciais;
  • Mediar a discussão em grupo, estimulando a participação e o debate sobre o estudo de caso;
  • Promover a reflexão e síntese individual sobre a importância da regência nominal.

Ações do aluno

  • Ler e compreender o estudo de caso sobre a regência nominal;
  • Participar ativamente das discussões em grupo, compartilhando análises e contribuindo para o debate;
  • Refletir sobre a importância da regência nominal na comunicação e produzir uma síntese escrita sobre o tema.