Aula sobre O Que E Regencia Nominal

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A regência nominal é um tema muito importante na língua portuguesa, pois se trata da relação entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e seu complemento (geralmente um objeto direto ou indireto). Por isso, é importante que os alunos entendam como essa relação é formada e como ela pode ser utilizada corretamente na escrita e na fala. Para trabalhar esse tema, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão passar por diferentes atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação

    Apresente o tema da regência nominal e os objetivos da atividade. Realize uma breve discussão sobre a importância da regência nominal na língua portuguesa e como ela é utilizada no cotidiano.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Estação 1 - Pesquisa guiada

    Na estação 1, os alunos terão acesso a materiais como livros, artigos, textos impressos ou recursos on-line sobre regência nominal. Oriente-os a pesquisar e fazer anotações sobre o conceito, as regras e os exemplos de regência nominal.

    Estação 2 - Exemplos práticos

    Na estação 2, os alunos terão acesso a uma variedade de textos, como trechos de literatura, notícias, poesias, etc., que apresentam exemplos de regência nominal. Eles devem analisar os exemplos fornecidos e identificar a regência nominal presente em cada um. Os alunos devem discutir em grupo as características e padrões observados nos exemplos, compartilhando suas descobertas e dúvidas.

    Estação 3 - Aplicação e produção de textos

    Na estação 3, os alunos receberão atividades práticas para aplicar seus conhecimentos sobre regência nominal. Eles devem completar frases com os pronomes adequados, corrigir erros de regência nominal em textos, e criar suas próprias frases utilizando a regência nominal correta.

    Os alunos também serão convidados a escrever um pequeno texto que explore o uso correto da regência nominal, demonstrando seu entendimento sobre o tema.


  3. Etapa 3 - Socialização das atividades

    Os grupos se reunirão para socializar as atividades realizadas em cada estação. Cada grupo deverá apresentar as suas produções e discutir as diferentes relações de regência nominal identificadas.

  4. Etapa 4 - Encerramento

    Encerre a atividade recapitulando os principais pontos abordados e reforçando a importância da regência nominal na língua portuguesa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver o conhecimento dos alunos sobre o conceito e as regras de regência nominal;
  • Estimular a capacidade dos alunos em aplicar corretamente as regras de regência nominal em diferentes contextos;
  • Promover a análise crítica e reflexão sobre exemplos de regência nominal em textos autênticos;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir textos utilizando corretamente a regência nominal.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões e atividades em cada estação;
  • Precisão na aplicação das regras de regência nominal;
  • Qualidade da produção escrita que demonstre o domínio da regência nominal;
  • Capacidade de identificar e analisar exemplos de regência nominal em textos autênticos.

Ações do professor

  • Organizar o ambiente em estações com os materiais e recursos necessários para cada etapa da atividade;
  • Orientar os alunos sobre as instruções de cada estação e esclarecer dúvidas;
  • Circular pelas estações, oferecendo suporte, fornecendo feedback e estimulando a participação dos alunos;
  • Promover a discussão em grupo, incentivando a troca de ideias e o compartilhamento de descobertas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo, compartilhando descobertas, dúvidas e questionamentos;
  • Realizar pesquisas e anotações sobre o conceito e as regras de regência nominal;
  • Analisar exemplos de regência nominal em textos autênticos e identificar padrões e características;
  • Aplicar as regras de regência nominal em atividades práticas, corrigindo erros e produzindo textos adequados.