Aula sobre O Que E Regencia Nominal

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade de Sala de Aula Invertida sobre regência nominal, os alunos serão desafiados a explorar e compreender os conceitos relacionados à regência nominal de substantivos. Antes da atividade, os alunos terão acesso a materiais de estudo que abordam os fundamentos da regência nominal. Durante a atividade, eles serão divididos em grupos para discutir e resolver exercícios práticos, aplicando os conhecimentos adquiridos. Os alunos terão a oportunidade de exercitar sua autonomia na busca pelo conhecimento e desenvolver habilidades de análise e aplicação dos conceitos de regência nominal. Ao final da atividade, serão avaliados pela participação ativa na discussão em grupo, resolução dos exercícios e pela qualidade de suas produções escritas, que evidenciem o uso adequado da regência nominal de substantivos. Essa abordagem ativa proporcionará aos alunos uma compreensão mais aprofundada do tema, estimulando o pensamento crítico e o desenvolvimento de suas habilidades linguísticas.

  1. Etapa 1 - Pré-atividade

    Antes da atividade presencial, disponibilize aos alunos um vídeo ou um texto que explique os conceitos básicos da regência nominal de substantivos. Incentive-os a fazer anotações sobre os principais pontos abordados e levantar dúvidas para a discussão presencial.

  2. Etapa 2 - Resolução

    Presencialmente, os alunos são divididos em pequenos grupos e recebem um conjunto de exercícios práticos relacionados à regência nominal de substantivos. Cada grupo discute e resolve os exercícios, aplicando os conhecimentos adquiridos na fase de preparação prévia. Circule entre os grupos, esclareça dúvidas e oriente os alunos quando necessário.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Após a resolução dos exercícios, cada grupo apresenta suas respostas e estratégias utilizadas. Facilite a discussão, promovendo a troca de ideias entre os grupos e a reflexão sobre os conceitos de regência nominal de substantivos. São discutidos exemplos relevantes que exemplifiquem diferentes tipos de regência nominal.

  4. Etapa 4 - Aplicação prática

    Os alunos são desafiados a criar situações hipotéticas em que a regência nominal de substantivos seja essencial para a compreensão correta do sentido da frase. Eles devem elaborar pequenos textos, diálogos ou frases que demonstrem o uso adequado da regência de substantivos. Ao final, os alunos podem compartilhar suas produções com o restante da turma.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Os critérios de avaliação incluem a participação ativa dos alunos na discussão em grupo, a resolução correta dos exercícios práticos e a capacidade de aplicar adequadamente os conceitos de regência nominal de substantivos na criação de situações hipotéticas. Avalie a clareza, coerência e correção das produções escritas dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e aplicar corretamente os conceitos de regência nominal de substantivos;
  • Estimular a autonomia dos alunos na busca e construção do conhecimento sobre o tema;
  • Promover a colaboração e troca de ideias entre os alunos por meio da discussão em grupo;
  • Reforçar a importância da regência nominal na comunicação escrita e oral.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo e na resolução dos exercícios práticos;
  • Capacidade dos alunos em aplicar corretamente os conceitos de regência nominal de substantivos;
  • Qualidade e clareza das produções escritas que demonstram o uso adequado da regência nominal.

Ações do professor

  • Selecionar materiais de estudo sobre regência nominal de substantivos;
  • Preparar os materiais para distribuição aos alunos antes da aula;
  • Promover a discussão em grupo, esclarecendo dúvidas e orientando os alunos durante a atividade;
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos na resolução dos exercícios e na criação de situações hipotéticas.

Ações do aluno

  • Realizar a leitura e estudo prévio dos materiais sobre regência nominal de substantivos;
  • Participar ativamente da discussão em grupo, compartilhando ideias e resolvendo os exercícios práticos;
  • Criar situações hipotéticas que demonstrem o uso adequado da regência nominal de substantivos;
  • Elaborar produções escritas que evidenciem a compreensão e aplicação dos conceitos abordados.