Aula sobre O Que E Sustentabilidade
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A sustentabilidade é um tema cada vez mais importante na sociedade atual, e sua compreensão é essencial para garantir um futuro melhor para o planeta e para as próximas gerações. Nesta aula, vamos entender o que é sustentabilidade, como ela pode ser aplicada no dia a dia e como podemos contribuir para um mundo mais sustentável. Utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, que é uma forma de pensar e solucionar problemas de forma criativa e colaborativa. Para isso, vamos criar um mapa de empatia, que nos ajudará a entender as necessidades e desejos das pessoas em relação à sustentabilidade.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e faça uma breve explanação sobre o que é sustentabilidade e sua importância.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão o modelo do mapa de empatia. Eles deverão preencher cada campo com informações relativas à sustentabilidade como, por exemplo, a utilização de transportes públicos coletivos, o desperdício diário de alimentos e a coleta seletiva de lixo.Etapa 3 - Apresentação dos mapas de empatia
Cada grupo apresentará seu mapa de empatia para a turma, explicando as informações contidas em cada campo.Etapa 4 - Discussão em grupo
Após as apresentações, conduza uma discussão em grupo sobre as informações apresentadas nos mapas de empatia, relacionando com o tema da sustentabilidade.Etapa 5 - Exemplos práticos
O professor apresentará exemplos práticos de como a sustentabilidade pode ser aplicada no dia a dia, tais como o uso de energia renovável, a coleta seletiva de lixo, entre outros.Etapa 6 - Criando soluções sustentáveis
Os alunos, em seus grupos, deverão criar soluções sustentáveis para os problemas apresentados nos mapas de empatia.Etapa 7 - Apresentação das soluções
Cada grupo apresentará suas soluções para a turma, explicando como elas podem contribuir para um mundo mais sustentável.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
- Promover a reflexão sobre a importância da sustentabilidade para o futuro do planeta.
- Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Capacidade de relacionar os temas abordados.
- Criatividade e originalidade na criação de soluções sustentáveis.
- Clareza e objetividade na apresentação das soluções.
Ações do professor
- Orientar e estimular a criatividade dos alunos.
- Conduzir a discussão em grupo e relacionar as informações dos mapas de empatia com o tema da sustentabilidade.
- Apresentar exemplos práticos de como a sustentabilidade pode ser aplicada no dia a dia.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Criar soluções sustentáveis para os problemas apresentados nos mapas de empatia.
- Apresentar suas soluções de forma clara e objetiva.