Aula sobre O Que E Sustentabilidade
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O tema "O que é sustentabilidade?" é de extrema relevância para a sociedade atual, pois busca soluções para a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. A sustentabilidade pode ser encontrada em diversas áreas, como na agricultura, na indústria, na construção civil, no transporte, entre outras. Nesta aula, trabalharemos com a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema. O objetivo é desenvolver a habilidade em relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais, a fim de compreender a importância da sustentabilidade para a preservação do meio ambiente.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula com uma breve apresentação sobre o que é sustentabilidade, sua importância e como ela pode ser aplicada no cotidiano dos estudantes. Utilize exemplos práticos, como a separação correta do lixo, o uso de energia renovável, entre outros.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas.Etapa 3 - Criação das cartas de perguntas e afirmações
Cada grupo deverá criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema da sustentabilidade. As perguntas e afirmações devem ser relacionadas aos padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.Etapa 4 - Troca de cartas entre os grupos
Os grupos trocarão suas cartas com outros grupos. Cada grupo receberá as cartas de um grupo diferente.Etapa 5 - Criação do jogo
Cada grupo deverá criar um jogo utilizando as cartas recebidas. O jogo deve ter regras claras e objetivas.Etapa 6 - Apresentação dos jogos
Cada grupo apresentará seu jogo para a turma. Durante a apresentação, os alunos deverão explicar as regras e as perguntas e afirmações contidas nas cartas.Etapa 7 - Conclusão
Após a apresentação dos jogos, o professor conduzirá uma reflexão sobre a importância da sustentabilidade para a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em equipe dos alunos.
- Promover a conscientização dos alunos sobre a importância da sustentabilidade para a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Critérios de avaliação
- Coerência das perguntas e afirmações com o tema da sustentabilidade.
- Clareza e objetividade das regras do jogo.
- Participação e colaboração dos alunos durante a criação do jogo.
- Participação e colaboração dos alunos durante as apresentações dos jogos.
- Participação e colaboração dos alunos durante a discussão em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos durante a criação do jogo.
- Conduzir a discussão em grupo.
- Avaliar o desempenho dos alunos.
- Dar feedbacks construtivos aos alunos.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe.
- Criar perguntas e afirmações relacionadas ao tema da sustentabilidade.
- Criar um jogo com regras claras e objetivas.
- Apresentar o jogo para a turma.
- Participar da discussão em grupo.