Aula sobre O Que E Sustentabilidade

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O tema "O que é sustentabilidade?" é de extrema relevância para a sociedade atual, pois busca soluções para a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. A sustentabilidade pode ser encontrada em diversas áreas, como na agricultura, na indústria, na construção civil, no transporte, entre outras. Nesta aula, trabalharemos com a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema. O objetivo é desenvolver a habilidade em relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais, a fim de compreender a importância da sustentabilidade para a preservação do meio ambiente.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula com uma breve apresentação sobre o que é sustentabilidade, sua importância e como ela pode ser aplicada no cotidiano dos estudantes. Utilize exemplos práticos, como a separação correta do lixo, o uso de energia renovável, entre outros.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Criação das cartas de perguntas e afirmações

    Cada grupo deverá criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema da sustentabilidade. As perguntas e afirmações devem ser relacionadas aos padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.

  4. Etapa 4 - Troca de cartas entre os grupos

    Os grupos trocarão suas cartas com outros grupos. Cada grupo receberá as cartas de um grupo diferente.

  5. Etapa 5 - Criação do jogo

    Cada grupo deverá criar um jogo utilizando as cartas recebidas. O jogo deve ter regras claras e objetivas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará seu jogo para a turma. Durante a apresentação, os alunos deverão explicar as regras e as perguntas e afirmações contidas nas cartas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Após a apresentação dos jogos, o professor conduzirá uma reflexão sobre a importância da sustentabilidade para a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em equipe dos alunos.
  • Promover a conscientização dos alunos sobre a importância da sustentabilidade para a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Critérios de avaliação

  • Coerência das perguntas e afirmações com o tema da sustentabilidade.
  • Clareza e objetividade das regras do jogo.
  • Participação e colaboração dos alunos durante a criação do jogo.
  • Participação e colaboração dos alunos durante as apresentações dos jogos.
  • Participação e colaboração dos alunos durante a discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos durante a criação do jogo.
  • Conduzir a discussão em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.
  • Dar feedbacks construtivos aos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe.
  • Criar perguntas e afirmações relacionadas ao tema da sustentabilidade.
  • Criar um jogo com regras claras e objetivas.
  • Apresentar o jogo para a turma.
  • Participar da discussão em grupo.