Aula sobre O Que E Sustentabilidade
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A sustentabilidade é um tema cada vez mais presente em nosso cotidiano. Ela está relacionada ao uso racional dos recursos naturais, visando garantir a sua preservação para as gerações futuras. Na aula de hoje, vamos entender o que é sustentabilidade e como ela pode ser aplicada em nosso dia a dia. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão protagonistas do próprio aprendizado.
E, para contextualizar o tema, podemos apresentar exemplos práticos como a economia de água e energia elétrica em casa, a reciclagem de materiais, a preservação de áreas verdes e a utilização de transportes mais sustentáveis.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize-o com exemplos práticos. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Disponibilize um vídeo sobre o tema para que os alunos assistam em casa. Eles devem responder a algumas questões após assistirem o vídeo.Etapa 3 - Pesquisa
Os alunos devem pesquisar sobre o tema da aula e criar um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos devem se dividir em grupos de 4 a 5 pessoas e discutir sobre os mapas conceituais criados. Cada grupo deve apresentar suas ideias para a turma e debater sobre as diferentes abordagens.Etapa 5 - Exemplos práticos
O professor deve apresentar exemplos práticos de sustentabilidade, como a utilização de energia solar, o uso de bicicletas como meio de transporte e a preservação de áreas verdes.Etapa 6 - Elaboração de projetos
Cada grupo deve elaborar um pequeno projeto desustentabilidade para serem aplicados na escola ou em suas comunidades. Eles devem apresentar suas ideias para a turma e debater sobre as diferentes abordagens.
Etapa 7 - Conclusão
O professor deve fazer uma síntese dos principais pontos discutidos na aula e reforçar a importância da sustentabilidade para a preservação dos recursos naturais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
- Estimular o protagonismo dos alunos no próprio aprendizado.
- Promover a reflexão crítica sobre o uso dos recursos naturais e a importância da sustentabilidade.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo.
- Qualidade dos mapas conceituais criados pelos alunos.
- Criatividade e viabilidade dos projetos de sustentabilidade elaborados pelos alunos.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Estimular a participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo.
- Orientar os alunos na elaboração dos mapas conceituais e projetos de sustentabilidade.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema da aula e criar um mapa conceitual.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Elaborar projetos de sustentabilidade para serem aplicados na escola ou em suas comunidades.