Aula sobre O Que E Sustentabilidade

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A sustentabilidade é um tema cada vez mais presente em nosso cotidiano. Ela está relacionada ao uso racional dos recursos naturais, visando garantir a sua preservação para as gerações futuras. Na aula de hoje, vamos entender o que é sustentabilidade e como ela pode ser aplicada em nosso dia a dia. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão protagonistas do próprio aprendizado.

E, para contextualizar o tema, podemos apresentar exemplos práticos como a economia de água e energia elétrica em casa, a reciclagem de materiais, a preservação de áreas verdes e a utilização de transportes mais sustentáveis.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize-o com exemplos práticos. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Disponibilize um vídeo sobre o tema para que os alunos assistam em casa. Eles devem responder a algumas questões após assistirem o vídeo.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre o tema da aula e criar um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se dividir em grupos de 4 a 5 pessoas e discutir sobre os mapas conceituais criados. Cada grupo deve apresentar suas ideias para a turma e debater sobre as diferentes abordagens.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    O professor deve apresentar exemplos práticos de sustentabilidade, como a utilização de energia solar, o uso de bicicletas como meio de transporte e a preservação de áreas verdes.

  6. Etapa 6 - Elaboração de projetos

    Cada grupo deve elaborar um pequeno projeto de

    sustentabilidade para serem aplicados na escola ou em suas comunidades. Eles devem apresentar suas ideias para a turma e debater sobre as diferentes abordagens.


  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor deve fazer uma síntese dos principais pontos discutidos na aula e reforçar a importância da sustentabilidade para a preservação dos recursos naturais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
  • Estimular o protagonismo dos alunos no próprio aprendizado.
  • Promover a reflexão crítica sobre o uso dos recursos naturais e a importância da sustentabilidade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo.
  • Qualidade dos mapas conceituais criados pelos alunos.
  • Criatividade e viabilidade dos projetos de sustentabilidade elaborados pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo.
  • Orientar os alunos na elaboração dos mapas conceituais e projetos de sustentabilidade.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema da aula e criar um mapa conceitual.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Elaborar projetos de sustentabilidade para serem aplicados na escola ou em suas comunidades.