Aula sobre O Que E Urbanizacao

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A urbanização é um processo que ocorre em todo o mundo, com impacto direto na vida das pessoas. Ela envolve a concentração da população em áreas urbanas, o que pode gerar diversos problemas sociais, econômicos e ambientais. Vamos explorar o conceito de urbanização e suas implicações, relacionando-o às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema da atividade.

    Apresente o conceito de urbanização e suas implicações na sociedade contemporânea. Apresente imagens e vídeos que mostrem exemplos de urbanização em diferentes países.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos.

    Divida a turma em grupos e explique como será a atividade.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de avaliação por pares.

    Oriente os alunos na criação do modelo de avaliação por pares.

  4. Etapa 4 - Pesquisa.

    Os alunos pesquisam sobre o processo de urbanização e suas implicações. Proponha a organização das informações para posterior apresentação.

  5. Etapa 5 - Organização para apresentação.

    Acompanhe o desenvolvimento dos grupos e tire dúvidas. Os alunos fazem a preparação da apresentação. Os grupos devem discutir sobre as implicações da urbanização na vida das pessoas e organizar uma apresentação.

  6. Etapa 6 - Apresentação.

    Os alunos fazem a apresentação dos projetos para a turma.

  7. Etapa 7 - Avaliação.

    Avalie a apresentação dos grupos. Os alunos também fazem a avaliação dos projetos pelos grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender o conceito de urbanização e suas implicações na sociedade contemporânea;
  • Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil;
  • Desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de urbanização e suas implicações na sociedade contemporânea;
  • Dividir a turma em grupos e explicar a atividade;
  • Orientar os alunos na criação do modelo de avaliação por pares;
  • Acompanhar o desenvolvimento dos grupos e tirar dúvidas;
  • Avaliar a apresentação final dos grupos.

Ações do aluno

  • Formar grupos e criar um modelo de avaliação por pares;
  • Pesquisar sobre o processo de urbanização e suas implicações;
  • Organizar as informações em um projeto que relacione o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil;
  • Apresentar o projeto para a turma;
  • Avaliar os projetos dos outros grupos segundo o modelo criado.