Aula sobre O Que E Urbanizacao
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A urbanização é um processo que ocorre em todo o mundo, com impacto direto na vida das pessoas. Ela envolve a concentração da população em áreas urbanas, o que pode gerar diversos problemas sociais, econômicos e ambientais. Vamos explorar o conceito de urbanização e suas implicações, relacionando-o às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Apresentação do tema da atividade.
Apresente o conceito de urbanização e suas implicações na sociedade contemporânea. Apresente imagens e vídeos que mostrem exemplos de urbanização em diferentes países.Etapa 2 - Divisão em grupos.
Divida a turma em grupos e explique como será a atividade.Etapa 3 - Criação do modelo de avaliação por pares.
Oriente os alunos na criação do modelo de avaliação por pares.Etapa 4 - Pesquisa.
Os alunos pesquisam sobre o processo de urbanização e suas implicações. Proponha a organização das informações para posterior apresentação.Etapa 5 - Organização para apresentação.
Acompanhe o desenvolvimento dos grupos e tire dúvidas. Os alunos fazem a preparação da apresentação. Os grupos devem discutir sobre as implicações da urbanização na vida das pessoas e organizar uma apresentação.Etapa 6 - Apresentação.
Os alunos fazem a apresentação dos projetos para a turma.Etapa 7 - Avaliação.
Avalie a apresentação dos grupos. Os alunos também fazem a avaliação dos projetos pelos grupos.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender o conceito de urbanização e suas implicações na sociedade contemporânea;
- Relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil;
- Desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo;
- Construção dos argumentos;
- Apresentação e comunicação;
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar o conceito de urbanização e suas implicações na sociedade contemporânea;
- Dividir a turma em grupos e explicar a atividade;
- Orientar os alunos na criação do modelo de avaliação por pares;
- Acompanhar o desenvolvimento dos grupos e tirar dúvidas;
- Avaliar a apresentação final dos grupos.
Ações do aluno
- Formar grupos e criar um modelo de avaliação por pares;
- Pesquisar sobre o processo de urbanização e suas implicações;
- Organizar as informações em um projeto que relacione o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil;
- Apresentar o projeto para a turma;
- Avaliar os projetos dos outros grupos segundo o modelo criado.