Aula sobre O Que E Urbanizacao

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A urbanização é um processo que envolve a concentração de pessoas, serviços e atividades em áreas urbanas, gerando transformações sociais, econômicas e ambientais significativas. No Brasil, a urbanização é um fenômeno que ocorreu de forma acelerada a partir da década de 1950, trazendo desafios e oportunidades para o país.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Contextualize o tema e explique como a atividade irá acontecer.

  2. Etapa 2 - Brainstorm

    Divida os estudantes em grupo. Os alunos irão discutir, nos grupos, sobre o que é urbanização e quais são as principais transformações que ela traz para a sociedade.

  3. Etapa 3 - Seleção de informações

    Cada grupo irá selecionar as informações mais relevantes para o desenvolvimento dos subtópicos do fanzine.

  4. Etapa 4 - Organização das informações

    Os alunos irão organizar as informações selecionadas em um esquema de 8 partes, que será a base para a criação do fanzine.

  5. Etapa 5 - Criação do fanzine

    Os alunos irão criar a fanzine utilizando papel A4 dividido em 8 partes. Cada parte deverá conter um subtópico sobre urbanização, com informações organizadas de forma clara e criativa.

  6. Etapa 6 - Troca de fanzines

    Cada grupo irá apresentar seu fanzine para os demais grupos, compartilhando as informações e recebendo feedbacks.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie, utilizando os critérios definidos previamente, dando feedbacks individuais e coletivos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver a habilidade de síntese e organização de informações em um formato de fanzine.

Critérios de avaliação

  • Clareza e organização das informações;
  • Criatividade na apresentação dos conteúdos;
  • Cooperação e colaboração entre os alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e as intencionalidades pedagógicas;
  • Orientar os alunos na seleção e organização das informações;
  • Avaliar os fanzines e dar feedbacks.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo sobre o tema;
  • Selecionar as informações mais relevantes;
  • Criar a fanzine em grupo e apresentá-la para os demais grupos.