Aula sobre O Que E Urbanizacao

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A urbanização é um processo que ocorre em todo o mundo, em que a população das cidades cresce em relação à população rural. Esse processo traz diversas transformações para as sociedades, como mudanças na produção agropecuária, no emprego e no papel do capital financeiro. O objetivo desta atividade é entender como a urbanização se relaciona com essas transformações, com destaque para o Brasil.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a atividade explicando o que é urbanização e quais são as transformações que ela traz para as sociedades. É importante que essa explicação seja feita de forma clara e objetiva, para que os alunos possam entender a importância do tema.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia para entender como as pessoas que vivem nas cidades pensam, sentem, escutam, falam, fazem, têm dores e ganhos. Divida a turma em grupos com 4 a 5 alunos, para poderem compartilhar suas ideias e opiniões.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Após a criação do mapa de empatia, os alunos devem discutir em grupo sobre as informações coletadas. Incentive a participação de todos os alunos, para que eles possam trocar experiências e opiniões.

  4. Etapa 4 - Identificação dos problemas

    Com base nas informações coletadas no mapa de empatia, os alunos devem identificar os principais problemas enfrentados pelas pessoas que vivem nas cidades. Incentive a criatividade e a participação ativa dos alunos nessa etapa.

  5. Etapa 5 - Busca por soluções

    Após a identificação dos problemas, os alunos devem buscar soluções criativas e inovadoras para eles. Motive os alunos a participação ativa nessa etapa, para que todos possam contribuir com ideias e sugestões.

  6. Etapa 6 - Apresentação das soluções

    Cada grupo deve apresentar suas soluções para os problemas identificados. Incentive a criatividade e a participação ativa dos alunos nessa etapa, para que todos possam contribuir com ideias e sugestões.

  7. Etapa 7 - Relação com o tema

    Por fim, relacione as soluções apresentadas pelos alunos com o tema da aula, mostrando como elas estão relacionadas com as transformações trazidas pela urbanização.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar o processo de urbanização com as transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na busca por soluções para os problemas enfrentados pelas pessoas que vivem nas cidades.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na aula, por meio de atividades em grupo e discussões em sala de aula.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Capacidade de relacionar o processo de urbanização com as transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil.
  • Criatividade e inovação na busca por soluções para os problemas enfrentados pelas pessoas que vivem nas cidades.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o tema da aula.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na busca por soluções para os problemas enfrentados pelas pessoas que vivem nas cidades.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Contribuir com ideias e sugestões durante as discussões em grupo.
  • Buscar soluções criativas e inovadoras para os problemas enfrentados pelas pessoas que vivem nas cidades.