O que podemos concluir: diferença entre hipótese, teoria e lei
Segundo o dicionário Oxford Languages, hipótese é a “possibilidade de (alguma coisa que independe de intenção humana ou causa observável) acontecer”. Mas de onde essas hipóteses vem? Seria possível validá-las? É o que vamos descobrir nesta aula de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Bons estudos!
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (2)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
A urgência em relação à pandemia da Covid-19 levou laboratórios e farmacêuticas do mundo inteiro a procurarem uma solução eficiente que prevenisse o contágio e diminuísse os efeitos da doença. Uma das “soluções” apontadas foi o tratamento precoce que consiste na utilização de medicamentos como ivermectina e hidroxi-cloroquina para evitar o contágio. O tratamento precoce ganhou força depois de uma publicação na revista científica “The American Journal Of Medicine” baseada em uma experiência ambulatorial. Considerando esses fatos, a utilização do tratamento precoce é:
Atividade completaa)
Uma lei científica, pois já foi publicada em revistas de caráter científico e é indicada por autoridades. Leis são o mais alto grau que uma conclusão científica pode chegar.b) Uma hipótese, pois vários artigos científicos ao longo dos anos já comprovaram a eficiência do tratamento precoce no combate à Covid-19 e são indicados por autoridades.
c) Uma hipótese, pois um artigo científico ou um experimento indica apenas uma evidência, devendo ser testado e confrontado por outros experimentos para garantir sua validade ou não.
2. Atividade aberta:
Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: