Aula sobre O Que Sao As Placas Tectonicas

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


As placas tectônicas são responsáveis por moldar o nosso planeta e gerar diversos fenômenos naturais, como terremotos, vulcões e montanhas. Entender o que são as placas tectônicas e como elas se movimentam é fundamental para compreendermos melhor o nosso mundo e até mesmo para prevermos possíveis desastres naturais. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares para que os alunos possam criar um mapa conceitual sobre o tema, com o objetivo de justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e explicando a importância de estudar as placas tectônicas. Você pode utilizar imagens e vídeos para ilustrar o assunto e despertar a curiosidade dos alunos.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Você pode escolher os grupos ou deixar que os próprios alunos se organizem.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos sobre como criar um mapa conceitual e como utilizar as informações pesquisadas. É importante que você circule pela sala e auxilie os grupos que estiverem com dificuldades.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar o seu mapa conceitual para a turma e justificar como o formato das costas brasileira e africana pode ser explicado pela teoria da deriva dos continentes. Você professor deve mediar as apresentações e estimular a participação de todos os alunos.

  5. Etapa 5 - Debate em grupo

    Os grupos devem debater entre si sobre as justificativas apresentadas e tentar chegar a um consenso sobre as melhores explicações. Você deve orientar os alunos sobre como conduzir o debate e como respeitar as opiniões dos colegas.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Faça uma síntese sobre as justificativas apresentadas pelos grupos e reforce a importância de compreendermos as placas tectônicas e seus movimentos.

  7. Etapa 7 - Atividade de aprendizagem (opcional)

    Para reforçar o aprendizado, você pode propor uma atividade em que os alunos devem identificar em um mapa as principais placas tectônicas e seus movimentos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer as placas tectônicas e a deriva continental
  • Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar uma teoria com base em evidências.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Qualidade das justificativas apresentadas pelos grupos.
  • Participação dos alunos no debate em grupo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre como criar um mapa conceitual.
  • Mediar as apresentações dos grupos.
  • Estimular a participação de todos os alunos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Justificar como o formato das costas brasileira e africana pode ser explicado pela teoria da deriva dos continentes.
  • Participar ativamente do debate em grupo.