Aula sobre O Que Sao As Placas Tectonicas
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
As placas tectônicas são responsáveis por moldar o nosso planeta e gerar diversos fenômenos naturais, como terremotos, vulcões e montanhas. Entender o que são as placas tectônicas e como elas se movimentam é fundamental para compreendermos melhor o nosso mundo e até mesmo para prevermos possíveis desastres naturais. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares para que os alunos possam criar um mapa conceitual sobre o tema, com o objetivo de justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando o tema e explicando a importância de estudar as placas tectônicas. Você pode utilizar imagens e vídeos para ilustrar o assunto e despertar a curiosidade dos alunos.Etapa 2 - Formação dos grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Você pode escolher os grupos ou deixar que os próprios alunos se organizem.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos sobre como criar um mapa conceitual e como utilizar as informações pesquisadas. É importante que você circule pela sala e auxilie os grupos que estiverem com dificuldades.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo deve apresentar o seu mapa conceitual para a turma e justificar como o formato das costas brasileira e africana pode ser explicado pela teoria da deriva dos continentes. Você professor deve mediar as apresentações e estimular a participação de todos os alunos.Etapa 5 - Debate em grupo
Os grupos devem debater entre si sobre as justificativas apresentadas e tentar chegar a um consenso sobre as melhores explicações. Você deve orientar os alunos sobre como conduzir o debate e como respeitar as opiniões dos colegas.Etapa 6 - Síntese
Faça uma síntese sobre as justificativas apresentadas pelos grupos e reforce a importância de compreendermos as placas tectônicas e seus movimentos.Etapa 7 - Atividade de aprendizagem (opcional)
Para reforçar o aprendizado, você pode propor uma atividade em que os alunos devem identificar em um mapa as principais placas tectônicas e seus movimentos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer as placas tectônicas e a deriva continental
- Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar uma teoria com base em evidências.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Qualidade das justificativas apresentadas pelos grupos.
- Participação dos alunos no debate em grupo.
Ações do professor
- Orientar os alunos sobre como criar um mapa conceitual.
- Mediar as apresentações dos grupos.
- Estimular a participação de todos os alunos.
Ações do aluno
- Criar um mapa conceitual sobre o tema.
- Justificar como o formato das costas brasileira e africana pode ser explicado pela teoria da deriva dos continentes.
- Participar ativamente do debate em grupo.