Aula sobre O Que Sao As Placas Tectonicas

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A teoria das placas tectônicas é fundamental para entendermos a dinâmica do nosso planeta e como isso afeta a vida na Terra. As placas tectônicas são grandes blocos de rocha que se movimentam lentamente sobre o manto terrestre. Esse movimento pode causar terremotos, erupções vulcânicas e a formação de montanhas. Para entender melhor esse assunto, os alunos irão criar um fanzine sobre as placas tectônicas para desenvolver o tema. Dessa forma, os alunos poderão entender melhor como as placas tectônicas funcionam e como elas afetam o nosso planeta.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Introduza o tema das placas tectônicas e explique como elas afetam a Terra.

  2. Etapa 2 - Organização

    Divida a turma em grupos de quatro a cinco alunos. Em seguida, explique como desenvolver o fanzine e como os alunos devem trabalhar em equipe.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e planejamento

    Os alunos devem pesquisar sobre as placas tectônicas e planejar como irão dividir os subtópicos no fanzine. Eles devem trabalhar em equipe para que todos possam contribuir com ideias e sugestões.

  4. Etapa 4 - Criação do fanzine

    Os alunos irão criar a fanzine em papel A4 dividido em 8 partes, desenvolvendo cada tópico de forma criativa e didática. Eles podem utilizar desenhos, gráficos, textos e outras formas de expressão para explicar o assunto.

  5. Etapa 5 - Socialização dos fanzines

    Os alunos irão socializar os fanzines criadas em sala de aula. Cada grupo deve apresentar seu fanzine e explicar como desenvolveu cada subtópico.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Conduza uma discussão com os alunos para compartilharem sobre o que aprenderam com a atividade e como podem aplicar esse conhecimento em outras situações do cotidiano. Estimule a participação de todos os alunos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os fanzines e a participação dos alunos na atividade. Utilize os critérios de avaliação previamente definidos.

  8. Etapa 8 - Reflexão final

    Faça uma reflexão sobre a atividade e sobre a importância de aprendermos sobre as placas tectônicas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de explicar a teoria das placas tectônicas de forma criativa e didática;
  • Estimular a pesquisa e a colaboração em equipe;
  • Desenvolver a habilidade de aplicar o conhecimento em situações do cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na elaboração do fanzine;
  • Clareza na explicação dos subtópicos;
  • Participação e colaboração em equipe;
  • Aplicação do conhecimento em situações do cotidiano;
  • Cumprimento dos prazos estabelecidos.

Ações do professor

  • Introduzir o tema das placas tectônicas;
  • Explicar como o fanzine será desenvolvida;
  • Avaliar os fanzines e a participação dos alunos na atividade;
  • Estimular a pesquisa e a colaboração em equipe;
  • Refletir com os alunos sobre a atividade.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as placas tectônicas;
  • Planejar como irão dividir os subtópicos no fanzine;
  • Criar a fanzine em papel A4 dividido em 8 partes;
  • Socializar os fanzines criadas em sala de aula;
  • Discutir em grupo sobre o que aprenderam com a atividade.