Aula sobre O Que Sao As Placas Tectonicas
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
As placas tectônicas são a base da teoria da tectônica de placas e explicam como a crosta terrestre é dividida em grandes blocos que se movem lentamente ao longo do tempo. Essa movimentação é responsável por terremotos, vulcões e formação de montanhas. É possível encontrar exemplos desse fenômeno em todo o mundo, como a cordilheira dos Andes e o chamado Anel de Fogo do Pacífico. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre as placas tectônicas e como a teoria da deriva dos continentes explica a formação das costas brasileira e africana.
Etapa 1 - Entender
Apresente o tema das placas tectônicas e a teoria da deriva dos continentes. Em seguida, os alunos farão uma pesquisa em grupos para entenderem como esses fenômenos acontecem e quais são suas consequências.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos irão criar um mapa mental sobre o tema, destacando as principais informações e conceitos aprendidos. O tema central do mapa mental pode ser a própria deriva continental, os tipos de movimentos das placas tectônicas, as consequências da movimentação, porque países sofrem mais e outros menos, etc. Não esqueça de fornecer um modelo de mapa mental para que os alunos entendam como deva ser feito.Etapa 3 - Decidir
Após cada grupo apresentar seu mapa mental, o mais didático será votado para ser prototipado.Etapa 4 - Prototipar
Então cada grupo irá criar um infográfico ou um vídeo explicando a teoria da deriva dos continentes e como ela explica a formação das costas brasileira e africana ou independentemente do tema do mapa mental.Etapa 5 - Testar
Os alunos apresentarão seus trabalhos para a turma e farão perguntas sobre as produções dos colegas, a fim de esclarecer dúvidas e aprimorar o conhecimento.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento de habilidades de pesquisa e análise de dados.
- Desenvolvimento de habilidades de comunicação e trabalho em equipe.
- Desenvolvimento de habilidades práticas e críticas na resolução de problemas.
- Estímulo ao pensamento crítico e reflexivo sobre fenômenos naturais.
- Desenvolvimento de habilidades de síntese e criação de infográficos ou vídeos.
Critérios de avaliação
- Clareza e coesão do trabalho produzido.
- Correção das informações apresentadas.
- Aplicação correta da teoria da deriva dos continentes.
- Trabalho em equipe e colaboração entre os membros do grupo.
- Criatividade e originalidade na produção do infográfico ou vídeo.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na pesquisa e análise de dados.
- Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
- Fornecer feedbacks sobre os trabalhos produzidos pelos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas, da apresentação dos trabalhos e colaborar com os colegas.
- Realizar a pesquisa e análise de dados de forma cuidadosa e criteriosa.
- Trabalhar em equipe e colaborar com os membros do grupo.
- Produzir um infográfico ou vídeo criativo e original.