Aula sobre O Que Sao As Placas Tectonicas

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


As placas tectônicas são a base da teoria da tectônica de placas e explicam como a crosta terrestre é dividida em grandes blocos que se movem lentamente ao longo do tempo. Essa movimentação é responsável por terremotos, vulcões e formação de montanhas. É possível encontrar exemplos desse fenômeno em todo o mundo, como a cordilheira dos Andes e o chamado Anel de Fogo do Pacífico. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre as placas tectônicas e como a teoria da deriva dos continentes explica a formação das costas brasileira e africana.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema das placas tectônicas e a teoria da deriva dos continentes. Em seguida, os alunos farão uma pesquisa em grupos para entenderem como esses fenômenos acontecem e quais são suas consequências.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um mapa mental sobre o tema, destacando as principais informações e conceitos aprendidos. O tema central do mapa mental pode ser a própria deriva continental, os tipos de movimentos das placas tectônicas, as consequências da movimentação, porque países sofrem mais e outros menos, etc. Não esqueça de fornecer um modelo de mapa mental para que os alunos entendam como deva ser feito.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Após cada grupo apresentar seu mapa mental, o mais didático será votado para ser prototipado.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Então cada grupo irá criar um infográfico ou um vídeo explicando a teoria da deriva dos continentes e como ela explica a formação das costas brasileira e africana ou independentemente do tema do mapa mental.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos apresentarão seus trabalhos para a turma e farão perguntas sobre as produções dos colegas, a fim de esclarecer dúvidas e aprimorar o conhecimento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento de habilidades de pesquisa e análise de dados.
  • Desenvolvimento de habilidades de comunicação e trabalho em equipe.
  • Desenvolvimento de habilidades práticas e críticas na resolução de problemas.
  • Estímulo ao pensamento crítico e reflexivo sobre fenômenos naturais.
  • Desenvolvimento de habilidades de síntese e criação de infográficos ou vídeos.

Critérios de avaliação

  • Clareza e coesão do trabalho produzido.
  • Correção das informações apresentadas.
  • Aplicação correta da teoria da deriva dos continentes.
  • Trabalho em equipe e colaboração entre os membros do grupo.
  • Criatividade e originalidade na produção do infográfico ou vídeo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na pesquisa e análise de dados.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Fornecer feedbacks sobre os trabalhos produzidos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas, da apresentação dos trabalhos e colaborar com os colegas.
  • Realizar a pesquisa e análise de dados de forma cuidadosa e criteriosa.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os membros do grupo.
  • Produzir um infográfico ou vídeo criativo e original.