Aula sobre O Que Sao As Placas Tectonicas

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


As placas tectônicas são responsáveis pela formação de montanhas, vulcões e terremotos, além de influenciarem na formação dos continentes. Durante a aula, os alunos aprenderão sobre as placas tectônicas e a teoria da deriva continental, que explica como os continentes se moveram ao longo da história da Terra. Para tornar a aula mais envolvente, é possível relacionar o tema com a geografia e a história, mostrando como as placas tectônicas influenciaram na formação dos continentes e como isso afetou a vida humana.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre as placas tectônicas e a teoria da deriva continental. Em seguida, apresente o objetivo da aula e o registro de aprendizagem. Peça para que cada aluno crie o seu e explique que eles devem preencher ao longo da aula. Nesse primeiro momento, eles devem preencher o “Check-in” com o que já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o conceito de placas tectônicas e a teoria da deriva continental, mostrando imagens e vídeos que ilustram o movimento das placas e a formação dos continentes. Você também pode apresentar o mapa-múndi e destacar a posição dos continentes.

  3. Etapa 3 - Atividade em grupo

    Divida a turma em grupos de cinco alunos. Em seguida, entregue mapa-múndi em branco. Peça para que eles justifiquem o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva continental. Para isso, eles devem observar a posição atual dos continentes e imaginar como eles estavam no passado. Além disto, eles devem buscar em pesquisar por evidências desses formatos.

  4. Etapa 4 - Socialização dos grupos

    Faça uma roda de conversa e conduza uma discussão sobre a deriva continental. Peça para que cada grupo fale sobre suas pesquisas e como visualizaram a formação dos continentes. Ressalte a importância das evidências da deriva continental.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos devem preencher o campo de Check-out no template de registro de aprendizagem, registrando o que aprenderam na aula e o que ainda têm dúvidas. Você pode usar essas informações para planejar as próximas aulas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve sínteses sobre os conceitos aprendidos. Ressalte a importância de compreendermos sobre os impactos da movimentação das placas tectônicas na vida humana, como a formação de montanhas e vulcões.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.
  • Estimular o trabalho em grupo e a comunicação oral.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de placas tectônicas e da teoria da deriva continental.
  • Participação na atividade em grupo e na apresentação.
  • Criatividade na justificativa do formato das costas brasileira e africana.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação dos alunos na atividade em grupo e na apresentação.
  • Fazer perguntas para verificar a compreensão dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo e na apresentação.
  • Registrar os aprendizados no template de registro de aprendizagem.
  • Participar da roda de conversa.