Aula sobre O Que Sao As Placas Tectonicas

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


As placas tectônicas são responsáveis por moldar o nosso planeta e são fundamentais para entendermos diversos fenômenos naturais. Elas são responsáveis por terremotos, vulcões, formação de montanhas e até mesmo pela separação dos continentes. Nesta aula, os alunos serão desafiados a entender o que são as placas tectônicas, como elas se movimentam e como isso afeta o nosso planeta. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um modelo de júri para discutir e defender suas opiniões sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e explicando o que são as placas tectônicas, suas características e como elas se movimentam. Utilize imagens e vídeos para ilustrar o assunto.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    O professor dividirá a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá uma responsabilidade específica na atividade. O grupo defensor deverá argumentar a favor da não interdição nos movimentos das placas, enquanto o opositor detém a tecnologia necessária para que elas parem de se movimentar e querem vendê-la, então devem argumentar a seu favor.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e preparação dos argumentos

    Os grupos defensor e opositor um tempo pré-estipulado para pesquisar e preparar seus argumentos. O grupo de observadores deverá prestar atenção nos argumentos apresentados pelos outros grupos.

  4. Etapa 4 - Debate

    Medie o debate que será realizado. Cada grupo terá um tempo determinado para apresentar seus argumentos e refutar os argumentos do grupo adversário. A banca julgadora fará perguntas e, com a ajuda das anotações da banca observadora,avaliará a qualidade dos argumentos apresentados.

  5. Etapa 5 - Conclusão e síntese

    Ao final do debate, sintetize os principais pontos discutidos e explique porque os movimentos naturais das placas são necessários e como a teoria da deriva dos continentes moldou nossa realidade atual.

  6. Etapa 6 - Atividade de fixação

    Aplique uma atividade de fixação para que os alunos possam fixar o conteúdo abordado na aula. Por exemplo, pode ser solicitado que os alunos desenhem um mapa-múndi e identifiquem as principais placas tectônicas e seus movimentos.

  7. Etapa 7 - Feedback

    Reserve um tempo para feedback dos alunos sobre a atividade e a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate;
  • Compreender a importância das placas tectônicas na formação do planeta;
  • Justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate;
  • Qualidade dos argumentos apresentados;
  • Capacidade de refutar argumentos adversários;
  • Participação na atividade de fixação;
  • Feedback construtivo sobre a metodologia utilizada.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara o tema e as regras do debate;
  • Mediar o debate de forma imparcial;
  • Fazer síntese dos principais pontos discutidos;
  • Aplicar atividade de fixação;
  • Dar feedback sobre a atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate;
  • Preparar argumentos de forma clara e objetiva;
  • Refutar argumentos adversários de forma construtiva;
  • Participar da atividade de fixação;
  • Dar feedback sobre a metodologia utilizada.