Aula sobre O Que Sao As Placas Tectonicas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


As placas tectônicas são um tema importante para a compreensão da geografia e da história da Terra. Elas são responsáveis pelo movimento das placas continentais e o surgimento de terremotos, vulcões e montanhas. Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar imagens de terremotos e vulcões, explicando como as placas tectônicas estão envolvidas nesses eventos. Além disso, pode-se fazer uma conexão com a geografia do Brasil, explicando como o formato da costa brasileira está relacionado com a teoria da deriva dos continentes.

  1. Etapa 1 - Sala de aula invertida

    Instrua os alunos a pesquisar sobre o tema em casa, com o objetivo de criarem um mapa conceitual que contenha uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Exemplos: provas da deriva continental, camada da terra onde ficam as placas, etc.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema "O que são as placas tectônicas" e contextualizar o assunto com exemplos práticos como terremotos e vulcões. Deve-se explicar que as placas tectônicas são responsáveis pelo movimento das placas continentais e o surgimento de terremotos, vulcões e montanhas.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos Mapas Conceituais

    Na aula seguinte, os alunos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma. Incentive perguntas e discussões sobre os mapas e o conteúdo apresentado.

  4. Etapa 4 - Aprofundando o tema

    Selecione algumas sub-ideias apresentadas pelos alunos e aprofundá-las em sala de aula, com exemplos práticos e didáticos. Por exemplo, pode-se abordar como a teoria da deriva dos continentes explica o formato das costas brasileira e africana.

  5. Etapa 5 - Trabalho em grupo

    Os alunos devem ser divididos em grupos e instruídos a pesquisar sobre os tipos de placas tectônicas e os fenômenos geológicos que elas causam. Cada grupo deve apresentar um relatório sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Debate

    Os grupos devem apresentar seus relatórios e participar de um debate em sala de aula, discutindo as diferentes perspectivas e opiniões sobre o assunto.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Resuma os principais pontos abordados na aula e incentivar os alunos a continuar pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a competência de pesquisa e síntese de informações;
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver a habilidade de justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.

Critérios de avaliação

  • Participação efetiva na criação do mapa conceitual;
  • Qualidade do relatório apresentado pelo grupo;
  • Participação ativa no debate em sala de aula;
  • Qualidade do trabalho em grupo;
  • Habilidade em justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.

Ações do professor

  • Incentivar a pesquisa e a síntese de informações por parte dos alunos;
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos para aprofundar o tema;
  • Incentivar o debate em sala de aula;
  • Resumir os principais pontos abordados na aula.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade;
  • Pesquisar sobre os tipos de placas tectônicas e os fenômenos geológicos que elas causam;
  • Participar ativamente do debate em sala de aula;
  • Elaborar um relatório sobre o tema em grupo;
  • Continuar pesquisando sobre o tema.