Aula sobre O Que Sao As Placas Tectonicas
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
As placas tectônicas são um tema importante para a compreensão da geografia e da história da Terra. Elas são responsáveis pelo movimento das placas continentais e o surgimento de terremotos, vulcões e montanhas. Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar imagens de terremotos e vulcões, explicando como as placas tectônicas estão envolvidas nesses eventos. Além disso, pode-se fazer uma conexão com a geografia do Brasil, explicando como o formato da costa brasileira está relacionado com a teoria da deriva dos continentes.
Etapa 1 - Sala de aula invertida
Instrua os alunos a pesquisar sobre o tema em casa, com o objetivo de criarem um mapa conceitual que contenha uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Exemplos: provas da deriva continental, camada da terra onde ficam as placas, etc.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema "O que são as placas tectônicas" e contextualizar o assunto com exemplos práticos como terremotos e vulcões. Deve-se explicar que as placas tectônicas são responsáveis pelo movimento das placas continentais e o surgimento de terremotos, vulcões e montanhas.Etapa 3 - Apresentação dos Mapas Conceituais
Na aula seguinte, os alunos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma. Incentive perguntas e discussões sobre os mapas e o conteúdo apresentado.Etapa 4 - Aprofundando o tema
Selecione algumas sub-ideias apresentadas pelos alunos e aprofundá-las em sala de aula, com exemplos práticos e didáticos. Por exemplo, pode-se abordar como a teoria da deriva dos continentes explica o formato das costas brasileira e africana.Etapa 5 - Trabalho em grupo
Os alunos devem ser divididos em grupos e instruídos a pesquisar sobre os tipos de placas tectônicas e os fenômenos geológicos que elas causam. Cada grupo deve apresentar um relatório sobre o tema.Etapa 6 - Debate
Os grupos devem apresentar seus relatórios e participar de um debate em sala de aula, discutindo as diferentes perspectivas e opiniões sobre o assunto.Etapa 7 - Conclusão
Resuma os principais pontos abordados na aula e incentivar os alunos a continuar pesquisando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a competência de pesquisa e síntese de informações;
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
- Desenvolver a habilidade de justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.
Critérios de avaliação
- Participação efetiva na criação do mapa conceitual;
- Qualidade do relatório apresentado pelo grupo;
- Participação ativa no debate em sala de aula;
- Qualidade do trabalho em grupo;
- Habilidade em justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.
Ações do professor
- Incentivar a pesquisa e a síntese de informações por parte dos alunos;
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
- Fornecer exemplos práticos e didáticos para aprofundar o tema;
- Incentivar o debate em sala de aula;
- Resumir os principais pontos abordados na aula.
Ações do aluno
- Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade;
- Pesquisar sobre os tipos de placas tectônicas e os fenômenos geológicos que elas causam;
- Participar ativamente do debate em sala de aula;
- Elaborar um relatório sobre o tema em grupo;
- Continuar pesquisando sobre o tema.