Aula sobre O Que Sao Bacias Hidrograficas

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A água é um elemento essencial para a vida e a sua presença em nosso planeta é fundamental para a manutenção da biodiversidade e dos ecossistemas. As bacias hidrográficas são importantes para o estudo da água, pois são áreas que coletam e direcionam a água da chuva para os rios e lagos. Nesta aula, os alunos vão aprender sobre o que são bacias hidrográficas e como elas são importantes para a preservação dos recursos hídricos.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre a água e como ela é importante para a vida. Em seguida, explique o que são bacias hidrográficas e como elas funcionam.

  2. Etapa 2 - Entender

    Divida a turma em grupos e peça para que cada grupo pesquise sobre as principais características das bacias hidrográficas, como elas se formam, quais são os seus componentes e como elas influenciam o ciclo da água. Os alunos podem utilizar recursos como livros, vídeos e sites de pesquisa para realizar essa atividade.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Com base nas informações coletadas, os alunos devem criar um esboço do template de design sprint com as 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Cada grupo deve apresentar o seu esboço e, em conjunto com a turma, decidir quais serão as 5 etapas do template de design sprint.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Com as etapas definidas, os grupos devem criar um protótipo do template, utilizando recursos como papel, canetas e lápis de cor.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os protótipos criados pelos grupos devem ser testados pela turma e, em conjunto, avaliar se o template é eficiente para o aprendizado sobre bacias hidrográficas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Para finalizar, os alunos devem escrever um texto sobre o que aprenderam sobre bacias hidrográficas e como a metodologia Design Sprint foi eficiente para o seu aprendizado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever o ciclo da água e comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
  • Reconhecer os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do template de design sprint.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do template de design sprint criado pelos grupos.
  • Compreensão dos alunos sobre o tema das bacias hidrográficas e a sua importância para a preservação dos recursos hídricos.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o que são bacias hidrográficas e como elas funcionam.
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre as características das bacias hidrográficas.
  • Auxiliar os grupos na criação do template de design sprint.
  • Estimular a participação e a colaboração entre os alunos durante as atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar a pesquisa sobre as características das bacias hidrográficas.
  • Criar o template de design sprint em grupo.
  • Testar e avaliar os protótipos criados pelos grupos.