Aula sobre O Que Sao Bacias Hidrograficas

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A água é um recurso natural fundamental para a vida na Terra. Ela está presente em rios, lagos, oceanos, nuvens e até mesmo no solo. Nesta aula, vamos aprender sobre bacias hidrográficas, que são áreas de drenagem de água, ou seja, regiões onde a água flui para um mesmo rio principal. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking, que nos ajudará a entender como a água é importante para nós e para o meio ambiente.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula, explicando o que são bacias hidrográficas e sua importância para o meio ambiente e para nós. Os alunos também serão convidados a compartilhar suas experiências com a água e como ela afeta suas vidas.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, contendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos entendam melhor como as bacias hidrográficas podem ser afetadas e como isso impacta a vida de diferentes pessoas.Outro objetivo a ser considerado é como as bacias hidrográficas podem ser preservadas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre bacias hidrográficas

    Oriente os alunos a pesquisar sobre as bacias hidrográficas de sua região, identificando quais rios principais fazem parte dela e quais são os principais problemas enfrentados na preservação dessas áreas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    A partir da pesquisa realizada, os alunos deverão se reunir para discutir as informações que encontraram e compartilhar com a turma. Medie a discussão, incentivando a participação de todos.

  5. Etapa 5 - Elaboração de um plano de ação

    A partir das discussões na etapa anterior, os alunos deverão elaborar um plano de ação que consista na preservação das bacias hidrográficas de sua região. Eles devem considerar as informações coletadas na pesquisa e na discussão em grupo.Auxilie-osna elaboração do plano.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos planos de ação

    Cada grupo irá apresentar seu plano de ação para a turma. Avalie e dê feedback sobre cada plano.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância da preservação das bacias hidrográficas e incentivando os alunos a colocarem em prática seus planos de ação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de descrever o ciclo da água e comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
  • Reconhecer os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo para a elaboração de um plano de ação para preservação das bacias hidrográficas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade da pesquisa sobre as bacias hidrográficas de sua região.
  • Coerência e viabilidade do plano de ação elaborado em grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do plano de ação.
  • Compreensão dos conceitos apresentados durante a aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Mediar as discussões em grupo.
  • Auxiliar na elaboração do plano de ação.
  • Avaliar os planos de ação apresentados pelos grupos.
  • Estimular a participação de todos os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar a pesquisa sobre as bacias hidrográficas de sua região.
  • Contribuir na elaboração do plano de ação em grupo.
  • Apresentar o plano de ação de forma clara e objetiva.
  • Compreender os conceitos apresentados durante a aula.