Aula sobre O Que Sao Bacias Hidrograficas

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


As bacias hidrográficas são áreas delimitadas pela linha de cumeada, ou seja, a linha que separa as águas que escorrem para diferentes rios ou lagos. Elas são importantes porque a água é um recurso natural essencial para a vida e a sobrevivência de todas as espécies, incluindo os seres humanos. As bacias hidrográficas estão presentes em todo o mundo e são fundamentais para a manutenção do equilíbrio ecológico e para a preservação dos recursos hídricos. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre o que são bacias hidrográficas e como elas funcionam, por meio da metodologia ativa Gamificação, na qual eles criarão um jogo de perguntas e respostas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema aos alunos e explique a importância das bacias hidrográficas, mostrando exemplos de como elas funcionam e como estão presentes no cotidiano dos alunos.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e informe que cada grupo deverá criar um jogo eescolher um nome para seu jogo.

  3. Etapa 3 - Criação das perguntas e respostas

    Cada grupo criará 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema das bacias hidrográficas. As perguntas e afirmações devem ser criativas e desafiadoras, para que o jogo fique mais interessante.

  4. Etapa 4 - Troca de cartas entre os grupos

    Cada grupo trocará suas cartas com outro grupo, para que todos possam jogar.

  5. Etapa 5 - Jogo

    Os grupos jogarão o jogo criado pelo outro grupo, respondendo às perguntas e afirmações e pontuando de acordo com as regras estabelecidas pelo grupo criador do jogo.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos se reunirão para discutir as respostas e afirmações do jogo, e o professor mediará a discussão para que todos possam aprender mais sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua essa aula sobre o tema,reforçando a importância das bacias hidrográficas e como elas estão presentes no cotidiano dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever o ciclo da água e comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
  • Reconhecer os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de elaborar perguntas e respostas sobre um tema específico.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade das perguntas e afirmações criadas pelos grupos.
  • Participação ativa dos alunos durante a criação do jogo e durante a discussão em grupo.
  • Precisão e clareza das respostas e afirmações durante o jogo.
  • Coerência e consistência das respostas e afirmações em relação ao tema das bacias hidrográficas.
  • Capacidade dos alunos em descrever o ciclo da água e comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Mediar a criação do jogo pelos grupos, orientando-os quando necessário.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Mediar a discussão em grupo, garantindo que todos participem e que o debate seja produtivo.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema, reforçando sua importância e relacionando-o com o cotidiano dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo, elaborando perguntas e afirmações criativas e desafiadoras.
  • Jogar o jogo criado pelo outro grupo, respondendo às perguntas e afirmações e pontuando de acordo com as regras estabelecidas.
  • Participar da discussão em grupo, contribuindo com suas opiniões e aprendendo com os colegas.
  • Descrever o ciclo da água e comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
  • Colaborar com os colegas e respeitar as regras estabelecidas pelo professor e pelos grupos.