Aula sobre O Que Sao Bacias Hidrograficas
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A bacia hidrográfica é uma área geográfica na qual todas as águas das chuvas e dos rios são coletadas e escoam para um mesmo ponto, que pode ser um rio, lago ou oceano. Esse sistema é fundamental para a preservação dos recursos hídricos e para a manutenção da vida nos ecossistemas. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos serão divididos em grupos para defender e refutar argumentos sobre o tema.
Etapa 1 - Apresentação do tema e divisão dos grupos
Apresente o tema "O que são bacias hidrográficas" e explique a metodologia do Modelo de Debate Crítico (MDC). Em seguida, os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.Etapa 2 - Pesquisa em grupo
Cada grupo (defensor e opositor) deverá pesquisar sobre o tema e seus subtópicos, como o ciclo da água, escoamento superficial no ambiente urbano e rural, morfologia das bacias e redes hidrográficas, e localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.Etapa 3 - Preparação das argumentações
Os grupos defensor e opositor deverão preparar suas argumentações e escolher os melhores exemplos práticos e didáticos para apresentar ao júri.Etapa 4 - Debate
O grupo defensor terá 10 minutos para apresentar seus argumentos e exemplos, seguido pelo grupo opositor, que terá o mesmo tempo. Após as apresentações, a banca julgadora fará perguntas e avaliará as argumentações dos grupos.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os grupos de observadores e o restante da turma irão discutir os argumentos apresentados e poderão fazer perguntas aos grupos defensor e opositor.Etapa 6 - Sistematização
Realize uma sistematização das atividades desenvolvidas, pontuando os assuntos abordados. Utilize a lousa ou flip-chart para melhor compreensão dos alunos.Etapa 7 - Conclusão
Conclua essa aula realizando uma reflexão a respeito do tema trabalhado e como a metodologia utilizada contribuiu para apropriação do tema proposto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever o ciclo da água e comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
- Reconhecer os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas.
- Localizar as bacias hidrográficas no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
Critérios de avaliação
- Coerência e clareza dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
- Utilização de exemplos práticos e didáticos para ilustrar os argumentos.
- Participação dos alunos na discussão em grupo.
Ações do professor
- Dividir os alunos em grupos e explicar a metodologia do Modelo de Debate Crítico (MDC).
- Orientar os grupos defensor e opositor na pesquisa e preparação das argumentações.
- Mediar o debate e a discussão em grupo.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema e seus subtópicos.
- Preparar argumentações e escolher exemplos práticos e didáticos para apresentar ao júri.
- Participar do debate e da discussão em grupo.