Aula sobre O Que Sao Bacias Hidrograficas

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A bacia hidrográfica é uma área geográfica na qual todas as águas das chuvas e dos rios são coletadas e escoam para um mesmo ponto, que pode ser um rio, lago ou oceano. Esse sistema é fundamental para a preservação dos recursos hídricos e para a manutenção da vida nos ecossistemas. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos serão divididos em grupos para defender e refutar argumentos sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e divisão dos grupos

    Apresente o tema "O que são bacias hidrográficas" e explique a metodologia do Modelo de Debate Crítico (MDC). Em seguida, os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo (defensor e opositor) deverá pesquisar sobre o tema e seus subtópicos, como o ciclo da água, escoamento superficial no ambiente urbano e rural, morfologia das bacias e redes hidrográficas, e localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.

  3. Etapa 3 - Preparação das argumentações

    Os grupos defensor e opositor deverão preparar suas argumentações e escolher os melhores exemplos práticos e didáticos para apresentar ao júri.

  4. Etapa 4 - Debate

    O grupo defensor terá 10 minutos para apresentar seus argumentos e exemplos, seguido pelo grupo opositor, que terá o mesmo tempo. Após as apresentações, a banca julgadora fará perguntas e avaliará as argumentações dos grupos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos de observadores e o restante da turma irão discutir os argumentos apresentados e poderão fazer perguntas aos grupos defensor e opositor.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Realize uma sistematização das atividades desenvolvidas, pontuando os assuntos abordados. Utilize a lousa ou flip-chart para melhor compreensão dos alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua essa aula realizando uma reflexão a respeito do tema trabalhado e como a metodologia utilizada contribuiu para apropriação do tema proposto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever o ciclo da água e comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
  • Reconhecer os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas.
  • Localizar as bacias hidrográficas no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Utilização de exemplos práticos e didáticos para ilustrar os argumentos.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Dividir os alunos em grupos e explicar a metodologia do Modelo de Debate Crítico (MDC).
  • Orientar os grupos defensor e opositor na pesquisa e preparação das argumentações.
  • Mediar o debate e a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema e seus subtópicos.
  • Preparar argumentações e escolher exemplos práticos e didáticos para apresentar ao júri.
  • Participar do debate e da discussão em grupo.