Aula sobre O Que Sao Bacias Hidrograficas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As bacias hidrográficas são áreas de drenagem de água, onde as chuvas e os rios escoam para um mesmo ponto, geralmente um rio principal. Esse tema é importante para entendermos como a água se movimenta na natureza e como ela afeta a paisagem. Em nosso cotidiano, podemos observar as bacias hidrográficas em nosso entorno, como por exemplo, quando chove forte em uma rua e a água escoa para um bueiro, que por sua vez leva a água para um rio, que faz parte de uma bacia hidrográfica. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, onde os alunos irão criar atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Realize uma introdução sobre o tema e explique o que são bacias hidrográficas. Em seguida, apresente um mapa da região em que a escola está localizada e mostre as principais bacias hidrográficas presentes na região.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos e orientações

    Informe os alunos que para o desenvolvimento desta aula será utilizada a metodologia ativa: “Rotação por Estações”. Divida a turma em três grupos, orientando que cada grupo será direcionado inicialmente para uma estação, devendo realizar a rotação sempre que o tempo estipulado terminar.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Ciclo da Água

    Nesta estação, os alunos irão criar um infográfico sobre o ciclo da água, mostrando as diferentes etapas do ciclo e como ele está relacionado às bacias hidrográficas. Eles podem utilizar materiais como revistas, jornais e imagens da internet para criar o infográfico.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Morfologia das Bacias Hidrográficas

    Nesta estação, os alunos irão criar maquetes representando a morfologia das bacias hidrográficas. Eles podem utilizar materiais como argila, papelão, canudos e tinta para criar a maquete. O professor deve fornecer um modelo de bacia hidrográfica para que os alunos possam se basear.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Escoamento Superficial

    Nesta estação, os alunos irão criar um experimento para demonstrar o escoamento superficial da água no ambiente urbano e rural. Eles podem utilizar materiais como caixas de papelão, terra, areia, pedras e água para criar o experimento. Forneça orientações sobre como criar um ambiente urbano e um ambiente rural.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Reúna os alunos e peça que cada grupo apresente o resultado de sua atividade. Em seguida, deve faça uma síntese do que foi aprendido e como isso está relacionado ao cotidiano dos alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua essa aula promovendo uma reflexão a respeito do tema e como a metodologia utilizada contribuiu para apropriação do tema proposto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever o ciclo da água e comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
  • Reconhecer os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de atividades relacionadas ao tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade e criatividade das atividades criadas pelos alunos.
  • Compreensão do ciclo da água e da morfologia das bacias hidrográficas.
  • Capacidade de comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
  • Habilidade de relacionar o tema ao cotidiano dos alunos.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e apresentar um mapa da região em que a escola está localizada.
  • Fornecer orientações sobre como criar um ambiente urbano e um ambiente rural.
  • Fazer uma síntese do que foi aprendido e como isso está relacionado ao cotidiano dos alunos.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de atividades relacionadas ao tema.
  • Avaliar a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Criar um infográfico sobre o ciclo da água.
  • Criar maquetes representando a morfologia das bacias hidrográficas.
  • Criar um experimento para demonstrar o escoamento superficial da água no ambiente urbano e rural.
  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Apresentar o resultado de sua atividade para a turma.