Aula sobre O Que Sao Bacias Hidrograficas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A água é um recurso natural fundamental para a vida e para o planeta. As bacias hidrográficas são áreas de drenagem natural de água, que se formam a partir de um conjunto de rios e córregos que deságuam em um mesmo ponto. A compreensão das bacias hidrográficas é fundamental para entendermos a distribuição da água no planeta e, consequentemente, a sua importância para a vida. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos possam criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema: O que são bacias hidrográficas?, aproveite o questionamento e faça um levantamento de conhecimento prévio com os alunos. Em seguida, informe-os a respeito da metodologia que será utilizada nesta aula.

    Para estudar em casa, disponibilize um material de estudo sobre o tema, como: vídeo explicativo,texto informativo, link de algum site confiável, entre outros. Os alunos deverão se apropriar do material efazer anotações sobre o que entenderam.


  2. Etapa 2 - Roda de conversa

    Em sala de aula,inicie com uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que entenderam do material de estudo. Esclareça as dúvidas e complemente as informações apresentadas.

  3. Etapa 3 - Contextualização do tema

    Apresente um mapa da região em que a escola está localizada e explique como as bacias hidrográficas estão presentes na região. Os alunos deverão fazer anotações sobre as informações apresentadas.

  4. Etapa 4 - Criação do template

    Os alunos deverão formar grupos e criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Pesquisa

    Os grupos deverão pesquisar sobre as bacias hidrográficas presentes na região em que a escola está localizada e criar um mapa das bacias hidrográficas. Os alunos deverão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar o mapa das bacias hidrográficas e o template de Dinâmica dos 3 Qs para a turma. Faça comentários sobre as apresentações e esclareça dúvidas que surgirem.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Ao final da aula, organize uma roda de conversa para avaliar a atividade e para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam sobre as bacias hidrográficas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal."
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação do mapa das bacias hidrográficas.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em avaliar a própria aprendizagem por meio do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na roda de conversa inicial;
  • Qualidade do mapa das bacias hidrográficas;
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Qualidade da apresentação do mapa das bacias hidrográficas e do template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Participação dos alunos na roda de conversa final.

Ações do professor

  • Disponibilizar o material de estudo antes da aula;
  • Esclarecer dúvidas dos alunos;
  • Apresentar o mapa da região em que a escola está localizada;
  • Orientar os grupos na criação do mapa das bacias hidrográficas e do template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Fazer comentários sobre as apresentações dos grupos;

Ações do aluno

  • Assistir ou ler o material de estudo antes da aula;
  • Participar da roda de conversa inicial;
  • Fazer anotações sobre as informações apresentadas;
  • Pesquisar sobre as bacias hidrográficas presentes na região em que a escola está localizada;
  • Criar o mapa das bacias hidrográficas e o template de Dinâmica dos 3 Qs;