Aula sobre O Que Sao Blocos Economicos
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
O comércio internacional é uma das principais atividades econômicas do mundo atual. Para que os países possam se beneficiar dessa atividade, é comum a formação de blocos econômicos, que são organizações formadas por países visando facilitar o comércio entre eles. Nessa aula, vamos aprender sobre o que são os blocos econômicos e como eles funcionam. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, para desenvolver a habilidade dos alunos em compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "O que são Blocos Econômicos?" e faça uma breve introdução sobre o assunto, explicando o que são blocos econômicos e como eles funcionam. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 2 - Pesquisa
Cada grupo deverá pesquisar sobre um bloco econômico diferente, como Mercosul, OEA, OEI, Nafta, Unasul, Alba, Comunidade Andina, Aladi, entre outros. Eles deverão buscar informações sobre os objetivos, a composição, a forma de atuação e a importância do bloco econômico escolhido.Etapa 3 - Diário de bordo
Cada grupo deverá criar um diário de bordo em grupo e, na primeira etapa, deverão descrever um problema que o bloco econômico escolhido enfrenta.Etapa 4 - Geração de Alternativas
Na segunda etapa do diário de bordo, os alunos deverão apresentar alternativas para resolver o problema identificado anteriormente.Etapa 5 - Solução
Na última etapa do diário de bordo, os alunos deverão escolher a melhor alternativa apresentada e descrever como ela pode ser implementada na prática.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo deverá apresentar o diário de bordo para a turma, explicando o bloco econômico escolhido, o problema identificado, as alternativas apresentadas e a solução escolhida.Etapa 7 - Discussão em grupo
Ao final das apresentações, o professor fará uma discussão em grupo sobre a importância dos blocos econômicos para a economia mundial e para o desenvolvimento dos países.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade de pesquisa e análise crítica dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo.
- Qualidade do diário de bordo produzido pelo grupo.
- Clareza e objetividade na apresentação do diário de bordo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e orientar os alunos nas atividades propostas.
- Estimular a participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo.
- Fazer a mediação das discussões em grupo e orientar os alunos na produção do diário de bordo.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Realizar a pesquisa sobre o bloco econômico escolhido e produzir um diário de bordo de qualidade.
- Apresentar o diário de bordo para a turma de forma clara e objetiva.