Aula sobre O Que Sao Blocos Economicos

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Os blocos econômicos são organizações que buscam integrar países em uma região com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social. No cotidiano dos estudantes, é possível encontrar exemplos de blocos econômicos em acordos comerciais entre países, como a União Europeia e o Mercosul. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint para desenvolver um modelo com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar os objetivos e a importância dos organismos de integração do território americano, como o Mercosul, OEA, OEI, Nafta, Unasul, Alba, Comunidade Andina e Aladi.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula apresentando os conceitos básicos de blocos econômicos e os organismos de integração do território americano. Os alunos deverão fazer anotações em seus cadernos e tirar dúvidas sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os grupos criam um mapa mental sobre os blocos econômicos e os organismos de integração do território americano. Para isso, forneça cartolinas, canetas e lápis de cor para que os grupos possam construir o mapa mental.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa mental para a turma e explicar as informações contidas nele. O professor deverá mediar a discussão sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas mentais e os conceitos apresentados na etapa 1.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Cada grupo escolhe um bloco econômico ou organismo de integração do território americano e cria um infográfico sobre seus objetivos e importância.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os grupos deverão apresentar seus infográficos para a turma e explicar as informações contidas neles.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Ao final das apresentações, o professor fará uma discussão sobre as informações apresentadas e a importância dos blocos econômicos e organismos de integração do território americano para o desenvolvimento econômico e social.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano.
  • Estimular a colaboração e a criatividade dos alunos na construção do conhecimento.
  • Promover a reflexão crítica sobre a importância dos blocos econômicos e organismos de integração do território americano para o desenvolvimento econômico e social.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos básicos de blocos econômicos e organismos de integração do território americano.
  • Participação ativa na construção do mapa mental e infográfico.
  • Clareza e objetividade na apresentação do mapa mental e infográfico.
  • Reflexão crítica sobre a importância dos blocos econômicos e organismos de integração do território americano para o desenvolvimento econômico e social.
  • Colaboração e criatividade na construção do conhecimento.

Ações do professor

  • Apresentar os conceitos básicos de blocos econômicos e organismos de integração do território americano.
  • Fornecer materiais para que os grupos possam produzir o infográfico.
  • Mediar a discussão sobre as informações apresentadas e a importância dos blocos econômicos e organismos de integração do território americano para o desenvolvimento econômico e social.
  • Avaliar o desempenho dos alunos conforme critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Fazer anotações sobre os conceitos básicos de blocos econômicos e organismos de integração do território americano.
  • Criar um mapa mental sobre os blocos econômicos e organismos de integração do território americano.
  • Escolher um bloco econômico ou organismo de integração do território americano e criar um infográfico sobre seus objetivos e importância.
  • Apresentar o mapa mental e o infográfico para a turma.
  • Participar da discussão sobre a importância dos blocos econômicos e organismos de integração do território americano para o desenvolvimento econômico e social.