Aula sobre O Que Sao Blocos Economicos
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Os blocos econômicos são organizações que reúnem países com interesses em comum para facilitar a livre circulação de bens, serviços e pessoas entre eles. No mundo globalizado em que vivemos, entender o funcionamento dessas organizações é fundamental para compreender as relações comerciais entre países e as possibilidades de desenvolvimento econômico. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa de gamificação para que os alunos criem um mapa de registro de um jogo sobre blocos econômicos, o que tornará o aprendizado mais envolvente e participativo.
Etapa 1 - Introdução
O professor iniciará a aula explicando o que são blocos econômicos e sua importância para a economia global. Em seguida, apresentará a metodologia ativa de gamificação e como ela será utilizada na aula.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Divida os alunos em grupos de 4 a 5 alunos.Etapa 3 - Pesquisa
Os grupos deverão pesquisar sobre um bloco econômico específico (Mercosul, OEA, OEI, Nafta, Unasul, Alba, Comunidade Andina, Aladi, entre outros) e coletar informações sobre o nome do bloco, seus objetivos e desafios.Etapa 4 - Criação do jogo
Cada grupo criará um mapa de registro do jogo, seguindo as orientações da metodologia de gamificação. Eles deverão utilizar as informações coletadas na etapa anterior para criar um jogo envolvente e didático sobre o bloco econômico escolhido.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Os grupos apresentarão seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e quais são os objetivos e desafios. Os demais alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre o jogo apresentado.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após a apresentação dos jogos, a turma discutirá em grupo as semelhanças e diferenças entre os diferentes blocos econômicos apresentados. O professor poderá conduzir a discussão e fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a importância dos blocos econômicos e como eles podem influenciar na economia global.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em equipe.
- Desenvolver a capacidade de pesquisa e organização de informações.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e criação do jogo.
- Criatividade e originalidade do jogo criado.
- Clareza na apresentação do jogo.
- Capacidade de reflexão e análise crítica sobre os diferentes blocos econômicos apresentados.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e objetiva os conceitos de blocos econômicos.
- Orientar os alunos na pesquisa e criação do jogo.
- Conduzir a discussão em grupo e estimular a reflexão dos alunos.
- Fazer uma conclusão sobre a importância dos blocos econômicos e da metodologia de gamificação.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa e criação do jogo.
- Trabalhar em equipe e dividir tarefas de forma equilibrada.
- Apresentar o jogo criado de forma clara e objetiva.
- Participar da discussão em grupo e contribuir com ideias e opiniões.