Aula sobre O Que Sao Blocos Economicos

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o que são blocos econômicos e sua importância na integração do território americano. Para contextualizar o tema, utilize exemplos práticos como a União Europeia, o Mercosul, o Nafta e a Aladi. Além disso, pode ser interessante mostrar como esses blocos afetam o cotidiano dos estudantes, como a importação e exportação de produtos, a criação de empregos, entre outros. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um modelo de júri para discutir o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique o que são blocos econômicos e sua importância na integração do território americano. Para isso, utilize exemplos práticos e mostre como o tema afeta o cotidiano dos estudantes.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de pesquisa. O grupo de pesquisa terá a tarefa de buscar informações sobre o bloco econômico que será discutido.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    O grupo de pesquisa terá que buscar informações sobre o bloco econômico que será discutido. Eles podem utilizar livros, artigos, sites e outras fontes confiáveis.

  4. Etapa 4 - Preparação dos argumentos

    Os grupos defensor e opositor deverão preparar seus argumentos sobre o bloco econômico que será discutido. Eles devem utilizar as informações coletadas pelo grupo de pesquisa.

  5. Etapa 5 - Defesa

    Os grupos defensor e opositor apresentam os seus argumentos.

  6. Etapa 6 - Debate em grupos

    Faça um debate entre os grupos, que deve ser mediado pela banca julgadora.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá concluir a aula, reforçando os principais pontos discutidos e a importância dos blocos econômicos na integração do território americano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de argumentação e debate.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelo grupo de pesquisa.
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Qualidade do debate realizado entre os grupos.
  • Compreensão dos objetivos e importância dos blocos econômicos.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e contextualizá-lo para os alunos.
  • Dividir os alunos em grupos e explicar as tarefas de cada grupo.
  • Orientar e auxiliar os alunos na pesquisa e preparação dos argumentos.
  • Mediar o debate entre os grupos.
  • Concluir a aula e reforçar os principais pontos discutidos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o bloco econômico que será discutido.
  • Preparar os argumentos para o debate.
  • Participar ativamente do debate.
  • Respeitar as opiniões dos colegas.
  • Compreender os objetivos e importância dos blocos econômicos.