Aula sobre O Que Sao Blocos Economicos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Blocos econômicos são organizações formadas por países com o objetivo de promover a integração econômica, política e social entre eles. Essas organizações têm como finalidade ampliar o comércio entre os países membros, além de facilitar a circulação de pessoas, mercadorias e serviços, promovendo o desenvolvimento e a cooperação mútua. No cotidiano dos estudantes, os blocos econômicos podem ser encontrados em notícias sobre acordos comerciais entre países, em produtos importados ou exportados, em viagens realizadas a países membros dessas organizações, entre outros. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por Estações para que os alunos possam compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e os objetivos da atividade. Faça uma breve explicação sobre o que são blocos econômicos e quais são os principais organismos de integração do território americano.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de até 6 pessoas.

  3. Etapa 3 - Estação 1

    Nesta estação, os alunos deverão pesquisar sobre o Mercosul e responder a algumas questões sobre o bloco. Para isso, disponibilize textos, vídeos ou outros materiais para auxiliar na pesquisa.

  4. Etapa 4 - Estação 2

    Nesta estação, os alunos deverão pesquisar sobre a OEA (Organização dos Estados Americanos) e responder a algumas questões sobre a organização. O professor poderá disponibilizar textos, vídeos ou outros materiais para auxiliar na pesquisa.

  5. Etapa 5 - Estação 3

    Nesta estação, os alunos deverão pesquisar sobre a Unasul (União de Nações Sul-Americanas) e responder a algumas questões sobre o bloco. O professor poderá disponibilizar textos, vídeos ou outros materiais para auxiliar na pesquisa.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Faça uma síntese das informações pesquisadas pelos alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conduza uma discussão e faça uma conclusão sobre a importância dos blocos econômicos para o desenvolvimento dos países membros. Os alunos poderão compartilhar suas opiniões e experiências sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica e reflexão sobre temas da atualidade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Realização das pesquisas e respostas às questões propostas.
  • Capacidade de análise crítica e reflexão sobre o tema.
  • Trabalho em equipe e colaboração com os colegas.
  • Clareza e objetividade na apresentação das informações.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da atividade.
  • Disponibilizar materiais e recursos para auxiliar na pesquisa dos alunos.
  • Conduzir a discussão e a síntese das informações pesquisadas pelos alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar as pesquisas e responder às questões propostas.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Analisar criticamente as informações pesquisadas e refletir sobre o tema.
  • Apresentar as informações de forma clara e objetiva.