Aula sobre O Que Sao Blocos Economicos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Blocos econômicos são organizações formadas por países com o objetivo de promover a integração econômica, política e social entre eles. Essas organizações têm como finalidade ampliar o comércio entre os países membros, além de facilitar a circulação de pessoas, mercadorias e serviços, promovendo o desenvolvimento e a cooperação mútua. No cotidiano dos estudantes, os blocos econômicos podem ser encontrados em notícias sobre acordos comerciais entre países, em produtos importados ou exportados, em viagens realizadas a países membros dessas organizações, entre outros. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por Estações para que os alunos possam compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema e os objetivos da atividade. Faça uma breve explicação sobre o que são blocos econômicos e quais são os principais organismos de integração do território americano.Etapa 2 - Divisão em grupos
Divida a turma em grupos de até 6 pessoas.Etapa 3 - Estação 1
Nesta estação, os alunos deverão pesquisar sobre o Mercosul e responder a algumas questões sobre o bloco. Para isso, disponibilize textos, vídeos ou outros materiais para auxiliar na pesquisa.Etapa 4 - Estação 2
Nesta estação, os alunos deverão pesquisar sobre a OEA (Organização dos Estados Americanos) e responder a algumas questões sobre a organização. O professor poderá disponibilizar textos, vídeos ou outros materiais para auxiliar na pesquisa.Etapa 5 - Estação 3
Nesta estação, os alunos deverão pesquisar sobre a Unasul (União de Nações Sul-Americanas) e responder a algumas questões sobre o bloco. O professor poderá disponibilizar textos, vídeos ou outros materiais para auxiliar na pesquisa.Etapa 6 - Síntese
Faça uma síntese das informações pesquisadas pelos alunos.Etapa 7 - Conclusão
Conduza uma discussão e faça uma conclusão sobre a importância dos blocos econômicos para o desenvolvimento dos países membros. Os alunos poderão compartilhar suas opiniões e experiências sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em equipe.
- Desenvolver a capacidade de análise crítica e reflexão sobre temas da atualidade.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Realização das pesquisas e respostas às questões propostas.
- Capacidade de análise crítica e reflexão sobre o tema.
- Trabalho em equipe e colaboração com os colegas.
- Clareza e objetividade na apresentação das informações.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da atividade.
- Disponibilizar materiais e recursos para auxiliar na pesquisa dos alunos.
- Conduzir a discussão e a síntese das informações pesquisadas pelos alunos.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar as pesquisas e responder às questões propostas.
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
- Analisar criticamente as informações pesquisadas e refletir sobre o tema.
- Apresentar as informações de forma clara e objetiva.