Aula sobre O Que Sao Blocos Economicos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Blocos econômicos são acordos comerciais entre países que visam a integração econômica, política e social. Os blocos econômicos são importantes para estimular o comércio entre os países membros, aumentar a competitividade das empresas e melhorar a qualidade de vida da população. No Brasil, fazemos parte de vários blocos econômicos, como o Mercosul e a Unasul. O objetivo dessa aula é compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano e como eles impactam a economia e a vida dos cidadãos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema e apresentando o objetivo da atividade.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos são divididos em grupos de 4 a 6 pessoas e recebem como tarefa a leitura de um texto sobre blocos econômicos e exemplos de blocos dos quais o Brasil faz parte, como o Mercosul e a Unasul.

  3. Etapa 3 - Sala de Aula Invertida

    Cada grupo pesquisa sobre os blocos econômicos do território americano, discutem as anotações e criam um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

  4. Etapa 4 - Debate

    Em grupos, os alunos debatem sobre a importância dos organismos de integração do território americano. Cada grupo deve apresentar suas conclusões e exemplos práticos sobre os impactos dos blocos econômicos na economia e na vida dos cidadãos.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar suas conclusões e exemplos sobre os impactos dos blocos econômicos na economia e na vida dos cidadãos.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos devem preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs, avaliando a atividade e o tema trabalhado em sala de aula.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor deve fazer uma breve conclusão sobre a importância dos blocos econômicos e como eles impactam a economia e a vida dos cidadãos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano.
  • Estimular a pesquisa e o debate em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a atividade e o tema trabalhado em sala de aula.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e no debate em grupo.
  • Qualidade das conclusões e exemplos práticos apresentados pelo grupo.
  • Avaliação individual no modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Estimular a pesquisa e o debate em grupo.
  • Auxiliar os alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Estimular o debate e a troca de ideias entre os grupos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os blocos econômicos do território americano.
  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Avaliar a atividade e o tema trabalhado em sala de aula no modelo de Dinâmica dos 3 Qs.