Aula sobre O Que Sao Dominios Morfoclimaticos

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Os domínios morfoclimáticos são grandes regiões que apresentam características físicas semelhantes, como clima, relevo, vegetação e hidrografia. No Brasil, por exemplo, temos seis domínios morfoclimáticos: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos a proposta de criar um fanzine sobre os domínios morfoclimáticos do Brasil. Explique que o fanzine é um meio de comunicação impresso, com formato de revista, que pode ser feito de forma artesanal. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explique que cada grupo será responsável por criar um fanzine. Explique os critérios de avaliação.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Oriente os alunos a pesquisar sobre os domínios morfoclimáticos do Brasil. Disponibilize materiais de pesquisa e incentive o uso de diversas fontes de pesquisa. Utilize o que estiver disponível na escola. Cada grupo deve escolher um domínio morfoclimático para desenvolver no fanzine.

  3. Etapa 3 - Roteiro

    Oriente os alunos a elaborar um roteiro para o fanzine, com os seguintes subtópicos: características geográficas, fauna e flora, atividades econômicas e curiosidades.

  4. Etapa 4 - Design

    Explique aos alunos para desenhar e criar o layout do fanzine, utilizando papel A4 dividido em 8 partes. Cada parte deve conter um subtópico do roteiro.

  5. Etapa 5 - Produção

    Oriente os alunos a produzir a fanzine de forma artesanal, utilizando materiais como lápis de cor, canetas, tesoura, cola, entre outros.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Oriente os alunos a apresentar a fanzine para a turma, explicando as características do domínio morfoclimático escolhido e mostrando o resultado do trabalho.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o trabalho em grupo e a fanzine produzida, utilizando critérios previamente estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e comparar os diferentes domínios morfoclimáticos brasileiros.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver habilidades manuais e artísticas.

Critérios de avaliação

  • Coerência do roteiro com o domínio morfoclimático escolhido.
  • Qualidade do design e da produção do fanzine.
  • Clareza e objetividade na apresentação.

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto e explicar o que é um fanzine
  • Orientar os alunos na pesquisa e na elaboração do roteiro.
  • Acompanhar a produção do fanzine e orientar os alunos na utilização dos materiais.
  • Avaliar o trabalho em grupo e o fanzine produzida.

Ações do aluno

  • Pesquisar e elaborar o roteiro do fanzine.
  • Criar o design e produzir a fanzine.
  • Apresentar a fanzine para a turma e avaliar o trabalho em grupo.